Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Tibagi retoma coleta seletiva nos bairros da cidade

Com o apoio da Klabin e do Consórcio Caminhos do Tibagi, município inicia área piloto no dia 4 de abril.

Tibagi retoma coleta seletiva nos bairros da cidade
Primeira etapa de coleta em Tibagi foi explicada em reunião com a comunidade. Foto: Divulgação/Klabin
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A partir de quarta-feira (4), seis bairros de Tibagi voltarão a contar com coleta seletiva. Todas as famílias que moram na área piloto de reimplantação do programa já receberam sacolas de ráfia personalizadas, que serão utilizadas para armazenar os materiais recicláveis. A partir de agora, todas as quartas-feiras cada família deverá deixar em frente à sua casa a sacola com os resíduos recicláveis para que o caminhão faça a coleta.

A reestruturação do programa de coleta seletiva no município de Tibagi se deu através do Projeto de Resíduos Sólidos, uma parceria entre a Klabin e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Caminhos do Tibagi. “Selecionamos esta área piloto, que corresponde a 30% do município, para fazer a experiência com a nova forma de coleta e identificar pontos que possam ser melhorados. A expectativa é que possamos avançar em breve para toda a cidade e zona rural”, disse a gerente de Meio Ambiente de Tibagi, Leri Aparecida Ribeiro.

Como vai funcionar

Em reunião com a comunidade realizada na segunda-feira (26), membros da Secretaria de Meio Ambiente de Tibagi e da Klabin explicaram como vai funcionar o projeto no município. Nesta primeira fase, a coleta será todas as quartas-feiras, das 7h às 19h, e cada família deve deixar a sua sacola de ráfia com os materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) em frente à casa, para ser coletada. As sacolas são devolvidas no mesmo momento para os moradores. Mesmo após a expansão para toda a cidade, a coleta será escalonada por regiões, com coletas sempre uma vez na semana na área urbana e a cada 15 dias na zona rural.

Sobre o projeto

O objetivo da parceria da Klabin com o Consórcio Caminhos do Tibagi, formado pelos municípios de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Telêmaco Borba e Ventania, é auxiliar na gestão dos resíduos sólidos. A iniciativa faz parte do Plano de Ação Socioambiental desenvolvido pela empresa na implantação da unidade Puma da Klabin, em Ortigueira. Entre 2014 e 2016, a companhia realizou um estudo e diagnóstico da cadeia de resíduos sólidos em cada uma das cidades e em seguida foram formulados os planos de ação.

“A gestão dos resíduos sólidos é mais um exemplo de como atuamos no desenvolvimento regional. Agora cada município segue o seu plano de ação, desenvolvendo as atividades para se enquadrar na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além do viés legal e ambiental desse projeto nas cidades, destaco em especial a função socioeconômica, pois a organização de associações de catadores na separação e destinação dos resíduos se reverte em renda e qualidade de vida à centenas de famílias”, destacou o Gerente de Meio Ambiente da Klabin, Julio Nogueira.

Cada um dos municípios integrante do consórcio foi contemplado com a doação de estruturas ou equipamentos, por meio de financiamento da empresa junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o projeto de Resíduos Sólidos. Foram entregues barracões, caminhões de coleta seletiva e outros equipamentos para estruturar a reciclagem em cada local, além da capacitação dos catadores e a formação de associações ou cooperativas para organizar o trabalho. “Também atuamos no projeto e licenciamento da área destinada ao aterro consorciado, que será instalado em Imbaú. Se bem utilizado, o local terá vida útil de 20 anos e atenderá os sete municípios”, explica Nogueira.

Outra frente de atuação do projeto diz respeito à educação ambiental nas escolas municipais. Em março de 2018 houve a primeira formação dos professores e coordenadores pedagógicos, para que os conceitos de coleta seletiva e reciclagem sejam multiplicados entre os alunos das redes municiais de ensino durante todo o ano.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Tibagi prorroga prazo para adesão ao REFIS até setembro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia