Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Secretaria de Meio Ambiente orienta quanto ao descarte de lixo não doméstico

Secretaria de Meio Ambiente orienta quanto ao descarte de lixo não doméstico
Publicidade
IMPRENSA/Tibagi - A Secretaria Municipal de Ambiente tem realizado constantes de campanhas de conscientização da população em relação ao descarte correto de lixo, entulhos e outros materiais que possam causar danos ao meio ambiente. Em 2017 várias ações foram concretizadas, entre elas, visitas nas escolas, com apresentações teatrais e conversas com os alunos, limpezas, tanto na cidade quanto nos rios e arroios e coleta de lixo eletrônico, workshops, datas comemorativas ambientais e eventos culturais, além de várias intervenções da Prefeitura para a limpeza em bairros e espaços públicos.

A gerente da secretaria municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, lembra que a Prefeitura só pode recolher lixo doméstico e promover campanhas de educação ambiental em relação a outros tipos de resíduos. O descarte correto de entulhos, móveis velhos, lixo eletrônico e resíduos de jardinagem são responsabilidade do morador.

De acordo com o código de posturas do município, a Lei n° 2201/2008, “é proibido lançar nas vias públicas, nos terrenos sem edificação, várzeas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem... que possa ocasionar incômodo a população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar dentro do perímetro urbano...”.

“O morador precisa chamar uma caçamba e dar o destino certo para o lixo, seja entulho, vegetação, enfim, tudo o que não for lixo doméstico. O importante é que o cidadão se conscientize que qualquer tipo de resíduo não pode ser descartado em frente às casas, nas calçadas, obstruindo a passagem das pessoas e nem acumular lixo em terrenos baldios ou na beira de arroios. Esperamos que a população entenda que para termos uma cidade limpa o esforço precisa ser de todos”, declarou Leri.

A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece que o poder público fica “proibido” de arcar com despesas oriundas do recolhimento e destinação destes resíduos. Em Tibagi, a lei municipal 2324/2010 prevê a Cobrança de Preços de Serviços Públicos quando houver recolhimento de entulhos pela Prefeitura. Neste caso será emitida uma guia para pagamento que é entregue diretamente ao proprietário do imóvel. Essa taxa corresponde R$ 79,61 por viagem ou coleta.

Segundo o fiscal tributário da Prefeitura, Cleverson Mateussi, em 2017 foram emitidas 205 notificações. Em relação a produtos eletrônicos, pilhas, pneus, a gerente de Meio Ambiente reforça que o recolhimento deve respeitar a política de Logística Reversa, em que o fabricante ou comércio tem a obrigação de receber o produto de volta. Se não houver a possibilidade de devolver diretamente no local onde o produto foi adquirido, o cidadão precisa entrar em contato com o fabricante e solicitar a coleta ou a devolução.

Saiba mais:

Entulho: é proveniente de construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos; blocos cerâmicos; concreto em geral; solos; rochas; metais; resinas; colas; tintas; madeiras; compensados; forros; argamassa; gesso; telhas; pavimento asfáltico; vidros; plásticos; tubulações; fiação elétrica.

Resíduos de jardinagem: são aparas de grama; folhas; ervas daninhas; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível.

Lixo Eletrônico: televisores, aparelhos de som, DVD, baterias, celulares, computadores, cabos, aparelhos domésticos, máquinas de lavar, secar, fogões, geladeiras, entre outros.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Tibagi prorroga prazo para adesão ao REFIS até setembro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia