Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Descarte de materiais incorretos no lixo comum é alto em Tibagi

Animais mortos costumam chegar repetidamente até o CTCTI. Entulhos também preocupam a Sema

Descarte de materiais incorretos no lixo comum é alto em Tibagi
(Divulgação/PMT)
Publicidade
IMPRENSA/Tibagi - A separação incorreta de resíduos, a presença de animais mortos e o descarte de lixo hospitalar no lixo comum é preocupante em Tibagi. Casos de materiais que não deveriam chegar até o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi (CTCTI), na sede do programa Recicla Tibagi, aumentam a cada dia. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) tem feito recorrentes campanhas de conscientização sobre o descarte de resíduos e de entulhos e de como a separação correta traz benefícios para os catadores e para toda a comunidade.

O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti), Ademir Amancio Rodrigues, faz um apelo para que a população faça a separação corretamente. "Precisamos que a comunidade separe melhor. Nos ajude um pouco. Cada um aqui está buscando seu sustento, e com uma separação correta nós conseguimos aumentar os lucros e a renda de cada um dos associados", diz.

Uma das maiores preocupações é a recorrente chegada de cadáveres e fezes de animais domésticos, contaminando boa parte dos resíduos, que são descartados como rejeito e diminuem a vida útil do aterro sanitário. Animais domésticos mortos não devem ser dispensados junto ao lixo orgânico. A Sema orienta que o cidadão comunique a secretaria para que recebe a orientações.

Materiais automobilísticos e pneus devem seguir a logística reversa e precisam ser entregues no ponto de venda, que fará a destinação final. Lixos hospitalares, como seringas e bolsas de sangue, funcionam da mesma forma e podem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e na Farmácia Municipal.

O município tem a coleta comum, para lixo de banheiro, restos de alimentos e rejeito e a coleta seletiva para os materiais recicláveis, com um cronograma que passa uma vez por semana na sede e a cada 15 dias nos distritos. A gerente reforça que é importante que a separação correta seja feita.

Outra grande preocupação do executivo é o entulho em excesso espalhado pelas ruas do município, contribuindo para a proliferação de animais peçonhentos e zoonoses. Quintais também devem ser mantidos limpos, evitando assim o desenvolvimento do mosquito da dengue.

Para tirar dúvidas e saber como descartar corretamente cada tipo de resíduo a população pode procurar a Sema, através do telefone (42) 3916-2151 ou pelo e-mail meioambientetibagi@hotmail.com.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Tibagi prorroga prazo para adesão ao REFIS até setembro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia