Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Iplan realiza audiência pública sobre a Lei das Chácaras

Medida visa possibilitar a implantação de condomínios de chácaras de lazer em área rural transformando a área específica do empreendimento em área urbana

Iplan realiza audiência pública sobre a Lei das Chácaras
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) realizou nesta terça-feira (31), no Centro de Cultura, uma audiência pública para a criação de um projeto de lei municipal que dispõe sobre a utilização do solo rural em zona rural para fins urbanos mediante a implantação de Condomínio de Lotes de Chácaras de Recreio e urbanização da área específica.

De acordo com o presidente do Iplan, Celso Sant'Anna, o objetivo da audiência é informar a sociedade e as entidades organizadas, bem como dar publicidade para a minuta de Lei que possibilita a implantação de Condomínios de Chácaras de Recreio em área hoje rural através da alteração da natureza do solo.

"Tivemos como intenção coletar informações e sugestões que possam ser apreciadas pela Prefeitura para aprimorar a minuta em questão e oferecer como projeto de lei para apreciação da Câmara Municipal", disse.

"É um assunto importante para ser discutido considerando a necessidade de regulamentar esta tipologia de empreendimentos, de Condomínios de Chácaras, que já ocorre no município, com o intuito de não causar adensamento urbano em áreas isoladas, ônus ao município através do fornecimento de serviços públicos e equipamentos urbanos, e ainda salvaguardar o meio ambiente", explica Sant'Anna, que salienta que a minuta cria duas Zonas Específicas para este tipo de empreendimento, a Zona de Urbanização Específica I e II, visando um melhor controle dos empreendimentos e dos impactos que possam surgir.

Sant'Anna destaca que essas áreas, mesmo isoladas e desconectadas da malha urbana, passarão a ser urbanas, entretanto a Lei explicita que os serviços urbanos como transporte, coleta de lixo, segurança e manutenção da via de acesso serão de responsabilidade do condomínio.

"Em virtude desta transformação de rural em urbana, da mudança de uso que era agropecuário, para moradia e lazer, é proposta na Lei, a aplicação do instrumento previsto no Estatuto da Cidade e no Plano Diretor 2022 da Outorga Onerosa de Alteração de Uso. Além disso, visando salvaguardar o meio ambiente, o percentual a ser pago na Outorga pode ser reduzido diante do aumento da área verde do empreendimento", destaca.

De acordo com a minuta, que dentre outros aspectos, estabelece parâmetros construtivos para as edificações e outros requisitos para o condomínio, não é obrigatório o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). São definidos critérios para regularização dos empreendimentos existentes e o trâmite para a aprovação da autorização.

O projeto foi analisado pelo Conselho do Iplan e pelo Conselho da Cidade. Além disso, em pesquisa on-line, 82,8% dos respondentes entendem como favorável a lei para o município e 53,1% estão de acordo com a minuta.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Iplan realiza audiência pública sobre a Lei das Chácaras | Correio dos Campos