Correio dos Campos

SINDUEPG promove bate-papo ao vivo sobre retorno presencial e prevenção na pandemia

27 de janeiro de 2022 às 14:23
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na próxima quarta-feira, 02 de fevereiro, a partir das 19h30 a diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa fará uma live nas redes sociais para debater o atual cenário de casos de COVID-19 e o retorno das atividades presenciais nas universidades públicas. A primeira edição do quadro SINDUEPG Convida de 2022 será com o pesquisador Lucas Ferrante e mediação da presidente do sindicato, professora Marilisa do Roccio Oliveira.

“Para nós, é papel do sindicato continuar em campanha para a conscientização de todos sobre o cumprimento dos requisitos e cuidados de biossegurança necessários para um retorno seguro a todos os professores, servidores, alunos e comunidade em geral principalmente incentivando a vacinação. Vacina salva vidas e precisamos ser responsáveis”, afirma a presidente do SINDUEPG.O bate-papo será transmitido pelo Facebook do SINDUEPG (https://www.facebook.com/sinduepg) e a comunidade poderá enviar perguntas ao participante.

Conheça o convidado:

Lucas Ferrante possui formação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), atualmente é Doutorando em Biologia (Ecologia) também no INPA. Durante a pandemia de COVID-19 tem coordenado o grupo multidisciplinar envolvendo pesquisadores do INPA, UFAM, UFMG e UFSJ que tem avaliado o risco pandêmico de vários municípios do Brasil através de modelos epidemiológicos do tipo SEIR (Susceptíveis – Expostos – Infectados – Recuperados) a pedido de Deputados Federais e Estaduais. Tem atuado como revisor de periódicos científicos como The Lancet, The Lancet Infectious Diseases, The Lancet Regional Health, Nature Communications, Scientific Reports, PLOS ONE, Cadernos de Saúde Pública, Journal of Racial and Ethnic Health Disparities e outros. Foi primeiro autor de publicações sobre a COVID-19 nos dois maiores periódicos científicos do mundo, as revistas Science e Nature.

Ferrante também coordenou a pesquisa que predisse a segunda onda de COVID-19 em Manaus com quatro meses de antecedência e a nota técnica que embasou a necessidade de lockdown para Curitiba evitando mais de 1500 mortes como noticiado pelo Jornal Estadão. Coordenou o estudo sobre o primeiro caso de reinfecção por coronavírus para a região Amazônica, demostrando perda de imunidade pelo contato natural com o SARS-CoV-2 e capacidade de reinfecção pela mesma linhagem do vírus.