Correio dos Campos

Com vagas esgotadas, seminário discute COP30 e sustentabilidade em Tibagi

21 de maio de 2025 às 19:14
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Com inscrições esgotadas e participação de autoridades de toda a região, o município de Tibagi foi palco, nesta terça-feira (20), do Seminário “Mudanças Climáticas e COP30”. O evento, realizado no Centro de Eventos do Horto Florestal, reuniu lideranças políticas, especialistas e a comunidade interessada em debater os desafios ambientais.

Promovido pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, em parceria com a Prefeitura de Tibagi e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o seminário integra as ações do programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às diretrizes do Governo Federal. O evento também contou com apoio do coordenador do Núcleo de Cooperação Socioambiental dos Campos Gerais da Itaipu, Florisvaldo Raimundo de Sousa, que foi peça fundamental na articulação e realização da atividade em Tibagi.

Entre os destaques da programação esteve a participação do biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, referência nacional no combate à desinformação, que abordou a relação entre mudanças climáticas e os riscos do negacionismo.

“Negacionismos são ferramentas de destruição de processos democráticos”, afirmou Iamarino durante sua fala. “A democracia se constrói com diálogo e diferentes visões, mas não pode ser sustentada por informações falsas que distorcem evidências científicas. Precisamos de processos coletivos de construção do conhecimento para enfrentar os desafios ambientais com responsabilidade.”

A presença de Atila reforçou o compromisso do evento com o acesso à informação de qualidade.

“Dispor do Atila Iamarino nesta atividade reforça o nosso compromisso com disseminar informação científica de qualidade. A ideia é aproximar a ciência das pessoas, mostrando que é possível transformar nosso território com base no conhecimento e na ação coletiva”, destacou Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu Binacional.

O evento contou, ainda, com a presença da prefeita de Telêmaco Borba, Rita Mara Araújo, do prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso, além de vereadores, servidores públicos, estudantes e a população, que lotou o salão do Horto.

O prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi, agradeceu a presença de todos e celebrou a realização do seminário no município. “Tivemos a alegria de receber um evento promovido pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec em Tibagi. Foi uma honra contar com a presença de tantas pessoas comprometidas com o futuro do nosso planeta. Que possamos trabalhar sempre em prol da sustentabilidade ambiental. A Itaipu tem sido uma grande parceira do nosso município, e deixo aqui o meu muito obrigado!”, afirmou.

A realização do seminário marca um passo na construção de políticas públicas locais voltadas à sustentabilidade, especialmente no contexto da COP30, que será realizada em 2025 no Brasil. A proposta é que os debates iniciados em eventos como esse possam fomentar ações concretas e continuadas nos municípios da região dos Campos Gerais.