Correio dos Campos

Calor deve voltar ao Paraná com temperaturas de até 35ºC neste fim de semana; veja como fica o tempo em cada região

De acordo com o Simepar, temperatura volta a cair no domingo (24), com a chegada de uma frente fria
22 de agosto de 2025 às 09:59
(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O sol e o calor vão voltar a predominar em todo o Paraná nesta sexta-feira (22) e sábado (23). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar), nas regiões Oeste e Noroeste, a previsão é de que os termômetros registrem até 35ºC. Veja mais abaixo.

No domingo (24), a expectativa é de que as temperaturas voltem a cair, devido a chegada de uma frente fria.

De acordo com o meteorologista, Leonardo Furlan, a madrugada de sexta-feira será marcada por ventos fortes no Oeste, Sudoeste e Noroeste. Contudo, o destaque será para a chegada das alturas temperaturas durante o inverno.

“Vamos perceber um aumento dos ventos do quadrante norte em virtude do fluxo de calor e umidade que vem da Bacia Amazônica para o sul do país. O destaque principal da sexta-feira é devido ao aumento expressivo nas temperaturas durante a tarde, com máximas acima dos 35 graus no Oeste e Noroeste, acima dos 32 no Norte Pioneiro e Central e até mesmo próximo aos 30 graus na região Metropolitana de Curitiba. Será um aumento nas temperaturas de forma generalizada, não somente restrito”, explicou Furlan.

No sábado (23), as máximas vão continuar acima dos 30°C em todo o Estado. Em Loanda, no noroeste do Paraná, por exemplo, os termômetros podem chegar aos 37°C. A exceção será em algumas cidades do extremo Sul, como Palmas e General Carneiro, que terão máximas menores.

Furlan explica que como as temperaturas altas vão durar apenas dois dias no Paraná, isso não se configura como veranico ou onda de calor.

Segundo o meteorologista, o tempo vai começar a mudar na noite de sábado para domingo. Isso porque a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul vai impactar as temperaturas no Paraná.

“Esta frente fria vai avançar lentamente pelo Sul do país, e deve trazer o retorno das instabilidades na divisa de Santa Catarina com o Paraná. Da tarde para a noite de sábado já perceberemos uma mudança na direção dos ventos e o retorno das instabilidades no Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná, inclusive com a possibilidade de temporais localizados”, afirmou Furlan.

Por este motivo, o domingo será mais frio, com temperaturas máximas que não devem ultrapassar os 20°C. A instabilidade no estado deve permanecer na segunda-feira (25).

Fonte: g1