Correio dos Campos

Votação para novos diretores escolares será na sexta-feira

Comunidade escolar escolhe gestores dos CMEIs e escolas municipais para os próximos quatro anos
1 de dezembro de 2021 às 18:41

COM ASSESSORIAS – As famílias e toda a comunidade escolar têm até esta sexta-feira (03) para escolher em qual candidato(a) votar para futuro diretor(a) escolar. Os novos gestores irão dar prosseguimento no trabalho desenvolvido nas escolas municipais e CMEIs de Ponta Grossa. O objetivo é fazer com que os familiares dos alunos se envolvam e participem das ações no ambiente escolar, melhorando assim o aprendizado das crianças.

Nas unidades onde há candidaturas, os concorrentes realizaram encontros virtuais e presenciais para que pudessem demonstrar suas ideias e planos de ação para a comunidade escolar, incentivando a participação dos pais e familiares no processo eleitoral.

A eleição será realizada também em unidades onde há apenas uma candidatura, pois a votação é necessária para validar o processo eleitoral. Cada família possui direito a um voto.

Números

Haverá eleições em 78 escolas e 60 CMEIs. As escolas contabilizam 62 unidades onde há apenas uma candidatura e outras 16 unidades onde haverá disputa entre duas candidaturas. No total, 91 professoras e 3 professores se candidataram a administrar as escolas municipais.

Dos 60 CMEIs onde haverá eleição, 44 registram candidatura única e outros 16 terão a gestora decidida pelo voto de funcionários e comunidade. Destas, 14 unidades possuem duas candidatas, uma possui três e uma possui quatro candidatas. No total, 79 professoras se candidataram para a administração dos Centros Municipais de Educação Infantil – todas mulheres. No total, 173 professoras e professores disputam os cargos de direção na rede municipal de educação.