Escolas de Castro se destacam nas Olimpíadas de Matemática

COM ASSESSORIAS – A cidade de Castro foi destaque nas Olimpíadas de Matemática, o Matific — uma competição online que envolve jogos educativos e a resolução de problemas matemáticos. No município, duas escolas da rede municipal ficaram entre as 10 melhores do Paraná: a Escola Municipal Bernardo Litzinger alcançou o quarto lugar, enquanto a Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli, do distrito do Socavão, ficou em décimo.
Como reconhecimento pelo excelente desempenho, os alunos participaram de uma cerimônia de premiação e receberam diplomas e medalhas entregues pelo prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, e pela secretária de Educação, Luciane Farias. “É sinal de que a nossa educação está muito boa, em todo o município, na cidade e no interior”, destaca Doutor Reinaldo. “Parabenizo os alunos pelo esforço, seus pais e todos os nossos servidores da rede municipal de ensino”, conclui.
A secretária de educação também ressaltou a importância da soma de esforços de alunos, pais e professores para a conquista do resultado expressivo. “Foi uma parceria de sucesso, que mostrou toda a potencialidade que os alunos têm, independentemente de serem do campo ou da cidade”, afirmou Luciane Farias.
“Nós ficamos extremamente felizes com esse reconhecimento, e para nós é muito gratificante poder elevar o nome da escola e o aprendizado dos nossos alunos”, afirma o diretor da Escola José Nery, Marcos Felipe Martins. Para ele, a conquista é ainda mais significativa por ser uma escola localizada na área rural do município. “Temos uma escola do interior sendo muito bem representada em nível estadual, então viva aos alunos e à Escola José Nery”, comemora.
Matific
O professor Jonathan Flugel, da Escola Bernardo Litzinger, explica que a plataforma Matific é uma forma diferente de os alunos aprenderem matemática. “A plataforma é muito dinâmica e interativa, com questões de resolução de problemas com lógica. Assim, eles conseguem aprender matemática, que é um conteúdo um pouco mais complexo, de uma forma mais dinâmica”, explica.
Além dos professores, os alunos também aprovam o novo método de ensino. “Eu acho que é um projeto muito importante, pois aqui, nos computadores, a gente consegue ter uma eficiência a mais nessas atividades do dia a dia”, disse o aluno Guilherme Correia, de 11 anos.