Correio dos Campos

Faculdade católica ajuda contribuintes com o IR

Acadêmicos fazem e enviam declaração à Receita
4 de abril de 2019 às 15:27
O atendimento aos contribuintes acontece das 10 às 16 horas, no colégio e faculdade Sagrada Família. (Rafael Almeida)

COM ASSESSORIAS – Pessoas com renda anual de até R$ 30 mil e que ainda não declararam o Imposto de Renda deste ano podem receber assistência gratuita, neste sábado (6), por intermédio do Projeto Leão Legal da Faculdade Sagrada Família. Em sua quarta edição, o projeto envolve 30 acadêmicos do curso de Contabilidade, que acompanham os contribuintes na elaboração e entrega da declaração do imposto. A ação acontece das 10 às 16 horas, na sede da faculdade e é totalmente gratuito. Ano passado, foram mais de 200 declarações entregues e mais de 300 pessoas atendidas com orientações técnicas.

A coordenadora do projeto, professora Fabiane Schneider, conta que o projeto trabalha com as chamadas declarações de pessoas físicas de baixa complexidade, partindo de uma base de perto de 200 clientes. “Os próprios alunos elaboram as declarações e tiram eventuais dúvidas, acompanhados pelos professores. Em todos esses anos, nunca tivemos declaração na malha fina. Os nossos alunos são treinados; começam em fevereiro com uma palestra inicial com o delegado da Receita Federal (Demetrius de Moura Soares), depois têm treinamentos internos com os professores, aqui na instituição”, detalha a professora, garantindo que os acadêmicos são plenamente treinados e estão aptos para fazer a entrega das declarações.

De acordo com a professora, os contribuintes com imposto a pagar têm emitida na hora o boleto da primeira parcela e enviados na declaração os dados para débito em conta corrente. O mesmo acontece com quem tem direito a restituição. “A faculdade se preocupa com o desenvolvimento do aluno, para que já possa ter contato com o cliente, aprender a prática contábil e, também, através da interação social e sustentável, atender pessoas, aposentados, pensionistas, que não têm fácil acesso às informações da Receita Federal. E as pessoas saem muito satisfeitas. Temos gente desde a primeira edição, que falam muito bem porque nunca tiveram problema com as declarações entregues”, acrescentou Fabiane.

A ação envolve alunos do curso de Pedagogia e de Administração, que trabalham na organização do evento. Os estudantes, de Pedagogia, ficam responsáveis, por exemplo, pelo espaço kids, onde os pais podem deixar os filhos enquanto são atendidos. O projeto conta com o apoio da Empresa Júnior da faculdade; Ordem dos Advogados do Brasil; Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis; E.S Informática, rádios Sant’Ana e Clube Ponta-grossense e Rede Massa. O Colégio e Faculdade são mantidos pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.