Correio dos Campos

Controladoria Municipal participa de capacitação

Evento foi realizado pela Controladoria Geral da União para a prevenção e controle de recursos públicos.
5 de abril de 2018 às 17:40

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Controladoria Geral do Município (CGM), participou do evento “Olho Vivo no Dinheiro Público” na quarta-feira (04). A atividade foi realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Observatório Social dos Campos Gerais com o objetivo de capacitar servidores municipais, conselheiros de políticas públicas e a comunidade para a realização do controle dos recursos.

Durante a manhã as palestras tiveram as seguintes temáticas: estratégias de controle social, noções de fiscalização, programas federais na área de saúde, assistência social e roteiros de fiscalização. Pela tarde, os participantes puderam visitar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Adilson Baggio, no Santo Antônio e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na 31 de Março, locais ligados a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), respectivamente, que recebem recursos federais.

A CGU realizou o evento como forma de prevenção, para que a comunidade, os demais servidores e participantes ajudem no controle do dinheiro público, como explica o Controlador, Lauro Costa. “Durante a palestra foram apresentadas as formas de prevenção, controle e fiscalização dos gastos públicos. Um fator importante foi a participação dos conselheiros, porque os mesmos são representantes da comunidade e podem atuar de forma conjunta com o poder executivo municipal, realizando a fiscalização externa”, relata Costa.

A importância dos conselheiros é destacada pelo controlador. “Se cada um dos conselheiros fosse às UBS e nos CRAS fazer a fiscalização, passassem aos gestores quais são as irregularidades seriam evitadas diversas situações, pois o trabalho em conjunto fortalece a prevenção de possíveis não conformidades”, finaliza Costa.