Correio dos Campos

Injeção para não dar cio, um grande perigo!

27 de dezembro de 2021 às 18:00
(Foto: Reprodução)

Olá querido tutor, hoje vamos falar sobre as famosas injeções para evitar o cio nas nossas cachorrinhas e gatinhas.

Já inicio lhe contando que é um grande perigo para a vida da sua amiguinha, essas injeções são hormônios que evitam que a fêmea manifeste o cio, o que parece uma coisa boa. Porém, pode ter consequências fatais.

Estudos revelam que muitas fêmeas apresentam câncer de mama no decorrer da vida, e um grande motivo é a utilização dessas injeções (progestágenos) com a intenção de inibir o cio. Como se trata de um hormônio altera o metabolismo normal do organismo.

Outro grande problema é a pré-disposição a outra doença chamada Piometra, que o útero fica tomado por uma infecção gravíssima que pode até mesmo matar sua fêmea se não tratado a tempo;

Algumas fêmeas também manifestam as “gestações psicológicas” que chamamos de pseudociese, aonde elas apresentam sinais de gravides, produzem leite como se fossem ser mamães, acarretando graves problemas para elas.

E a única alternativa eficaz para evitar o cio e também prevenir essas e outras doenças é a castração, uma cirurgia eletiva, relativamente simples, mas que garante muita tranquilidade e saúde para o seu pet.

 

Quem ama Cuida, Quem Ama PREVINE
Medicina Veterinária Preventiva
Médico Veterinário Leonardo Ratim
CRMV-PR 14802