Correio dos Campos

Município inicia programa de cadastramento de animais através de microchipagem

18 de fevereiro de 2022 às 14:31
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – Neste mês de fevereiro a Vigilância em Saúde, através do programa de Controle de Zoonoses, iniciou o cadastramento de animais através de microchipagem. Neste primeiro momento os animais submetidos a castração pelo programa controle de cães e gatos do munícipio de Palmeira receberão o microchip, juntamente com os animais de rua atendidos através de denúncias recebidas pela VISA municipal.

O registro e identificação pela microchipagem traz benefícios aos donos e aos animais ao facilitar a busca de um animal perdido, além de auxiliar no atendimento a denúncias de animais abandonados, pois o Município poderá identificar quem é o responsável pelo animal e utilizar os dados para iniciar processo de investigação criminal por abandono, maus tratos e negligência.

O microchip é inserido debaixo da pele do pescoço do animal, com o uso de uma agulha especifica descartável e de uso único pela veterinária responsável pelo programa, Caroline Marie Sundin de Paula. O número do microchip será registrado num banco de dados da Vigilância Municipal com informação sobre o tutor e o animal.

Após a microchipagem dos animais submetidos a castração e dos animais de rua atendidos pela Vigilância, o programa de microchipagem será expandido para outros animais da população de cães e gatos de Palmeira.