Correio dos Campos

Moacyr vai ao Ministério da Educação para viabilizar IFPR em Castro

29 de setembro de 2021 às 14:24
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Moacyr Fadel Junior, acompanhado do deputado federal Pedro Lupion, esteve nesta quarta-feira (29) no Ministério da Educação, em Brasília, em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana, para continuar as tratativas para a instalação de um campus tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no município. O objetivo é transformar a cidade em um polo de pesquisa tecnológica com excelência na agropecuária e em tecnologia leiteira, buscando, inclusive, parcerias com outras instituições de ensino.

A instalação de um campus na cidade conta com o apoio do Sindicato Rural de Castro. O município conta com o Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP) organização de apoio aos produtores rurais, onde são desenvolvidos cursos para qualificar mão de obra da região e profissionalizar o pequeno agricultor por meio de cursos específicos de capacitação para a produção leiteira.

“Demos mais um passo hoje nas negociações junto ao governo federal para viabilizar a implantação da instituição no município. Queremos reforçar o investimento na educação direcionada ao setor agropecuário e à pesquisa voltada ao nosso potencial leiteiro”, disse.

Instituto

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Atualmente, a instituição contempla mais de 26 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. O IFPR oferece 54 cursos técnicos, 20 cursos superiores e quatro cursos de especialização.