Correio dos Campos

Novos itens incrementam o cardápio das merendas escolares dos alunos

6 de outubro de 2021 às 17:14
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Açúcar orgânico,suco de laranja, iogurte, bolos a base de frutas e sanduíche natural são alguns dos alimentos que estão sendo incluídos na merenda escolar no município de Carambeí.

Para os alunos também já são conhecidos os alimentos integrais como farinhas ,pães macarrão e arroz. A informação é do nutricionista do município Deoclides Marques Júnior que está fazendo uma série de palestras educativas nas escolas, repassando seus conhecimentos aliados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.

A educação nutricional vem sendo abordada em todas as escolas do município junto aos alunos dos quintos anos. Conforme o nutricionista, os alunos já incorporaram outros itens como o achocolatado light, e a margarina light também, que já possuem boa adesão por parte dos alunos. O óleo de canola, sem adição de grãos transgênicos também já foi incorporado na merenda escolar.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Carambeí Kátia Harms disse que “é importante para os alunos receberem informações sobre a funcionalidade dos alimentos e sua relação direta com a saúde, para repassar em casa o que aprendem na escola, fazendo um ciclo positivo”disse ela.

Durante a palestra estão também sendo repassadas informações sobre manter o peso saudável, diminuir a quantidade de sal, para evitar a hipertensão, do açúcar para evitar o diabetes e da gordura para combater o colesterol ruim. Durante as palestras, o nutricionista explica aos alunos quais os melhores alimentos que garantem mais saúde e melhor desempenho escolar, e os mais perigosos também, muito difundidos na mídia, mas que causam um grande mal para a saúde de crianças e adultos.