Correio dos Campos

Entidades criam comitê para proteger comércio de medidas restritivas

CACICPAR, com auxílio da ACIPG, elabora série de ações para blindar comércio contra fechamentos
10 de março de 2021 às 11:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Um comitê formado por diferentes entidades ligadas ao comércio e setor produtivo foi criado com o objetivo de auxiliar o empresariado de Ponta Grossa e da região, após a determinação de medidas que limitam a atuação dos lojistas no Estado. A iniciativa da Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais do Centro do Paraná (CACICPAR) conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), e estuda uma série de ações para proteger os comerciantes.

A medida, explica a CACICPAR, visa blindar o comércio mediante a imposição de medidas restritivas ao setor, bem como se precaver judicialmente de ações que venham a impedir o funcionamento das lojas. O comitê pretende fazer um levantamento de dados, laudos, pareceres e análises a respeito da pandemia no Estado, os impactos sanitários e econômicos causados por ela, para embasar argumentos e eventualmente contestar decisões que venham a prejudicar os empresários. “A formação desse comitê tem como principal objetivo fornecer estudos sanitários, técnicos, econômicos e sociais, regionais e confiáveis que possibilitem ser fonte de consulta, possibilitando maior assertividade em relação à pandemia na tomada de decisões”, explica Lino César Castanho Lopes, presidente da CACICPAR. “Também existe a possibilidade de questionamentos jurídicos em relação à própria legalidade de um lockdown seletivo, e sem metas a serem atingidas que justifiquem esta imposição” complementou.

A ACIPG integra este comitê, e acredita na união de forças para a proteção dos comerciantes, contribuindo nas tomadas de decisões. “Nós queremos blindar o comércio, resguardar de maiores danos, fazendo essa judicialização, caso o comércio venha a sofrer maiores danos. Estamos ingressando no comitê da CACICPAR para atuar de uma maneira bem contundente caso a gente venha a sofrer ainda mais prejuízos. É uma união dos nossos esforços para amenizar a dor do nosso empresariado”, comentou a Diretora de Comércio da ACIPG, Flavia Barrichello.

O levantamento de dados é essencial dentro das ações determinadas pelo comitê criado pela CACICPAR, bem como estudos e sugestões de medidas que venham a auxiliar na contenção da contaminação da população, sempre com o objetivo final de poupar o comércio de prejuízos ainda maiores. “Inicialmente pretendemos focar em levantar os números da região em relação à pandemia, na questão de prevenção e também em estrutura de leitos, UTIs, vacinação. Também pretendemos levantar os números ligados ao emprego e renda, prejuízos econômicos causados pelo lockdown, a efetividade ou não do mesmo em relação à pandemia. Medidas como ampliação de horários de atendimento, transporte público com regras rígidas de uso, sugestões de medidas que evitem e punam aglomerações também devem ser apontadas”, comentou o presidente da CACICPAR.

A ACIPG deve ter papel decisivo no comitê recém-criado, auxiliando na elaboração destes estudos e no levantamento destas informações. “A ACIPG tem um papel fundamental nesse comitê, por se tratar de ser a maior associação comercial da região e contar com recursos humanos qualificados e diversificados em sua estrutura. Contamos com esse apoio fundamental para esse grande trabalho a ser desenvolvido por todos e para todos, que é justamente o espírito do associativismo”, disse Lino Lopes. O presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca, reforçou a disposição da entidade em colaborar com uma iniciativa importante como esta. “Somos parceiros da CACICPAR nessa iniciativa, promovendo a união de esforços para atuar em um assunto tão importante, e ajudar o empresariado de Ponta Grossa e da região”, finalizou o presidente da ACIPG.