Correio dos Campos

Setor de Serviços cresce 3,3% em julho, aponta Índice de Serviços

A taxa foi criada pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços em junho deste ano
25 de outubro de 2021 às 16:23

A taxa foi criada pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços em junho deste ano

Considerado o protagonista da manutenção da economia, o setor de serviços obteve um crescimento de 3,3% em julho deste ano, o que levou a um aumento no volume, na receita e na mão de obra de serviços empresariais no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Índice de Serviços, ISe, criado pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços, que conta com o apoio do Instituto GEOC e outras entidades do setor.

Apenas em julho, a receita do setor de serviços cresceu 6,28%, já o volume de serviços prestados aumentou em 5,22% e a mão de obra 0,82%. Entre os componentes do ISe, apenas o nível de emprego não atingiu o patamar pré-pandemia e se encontra com 2,7% abaixo do dado registrado em fevereiro de 2021.

Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Instituto GEOC, esse crescimento reforça o poder do setor de serviços. “O contact center é um dos setores que mais gera empregos no país, a cada um milhão de reais alocado nele, geramos mais de 100 empregos diretos e a cada um emprego gerado diretamente, geramos mais dois indiretamente, ou seja, contribuímos ativamente para toda a cadeia de desenvolvimento do país”.

Hoje, o Brasil possui mais de 95 mil colaboradores no setor de telecobrança, sendo que deles, 36 mil atuam nas associadas do IGEOC. “Desde 2006, estamos caminhando lado a lado com esse setor tão importante para a economia, promovendo a inovação e a difusão do conhecimento. Nosso principal objetivo é garantir as melhores práticas dentro de nossas associadas e, manter um diálogo constante com a esfera pública garantindo dessa forma, uma estabilidade jurídica e uma regulamentação mais justa para nosso setor”, pontua Motoda.

O Setor de Serviços corresponde a mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) e 49% das ocupações na economia brasileira. O ISe foi lançado em 8 de junho deste ano pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços e mede o desempenho das atividades do Setor de Serviços para identificar a capacidade de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado e inclusivo.