Correio dos Campos

Prefeito Artur Butina recebe em Tibagi Bispo da Diocese de Ponta Grossa

Encontro firmou o compromisso da Diocese em assumir a herança religiosa da devoção à Santa Pastorina através da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Tibagi
11 de junho de 2021 às 14:24
(Foto: Divulgação/PMT)

COM ASSESSORIAS – O Prefeito de Tibagi, Artur Butina, e a Chefe de Gabinete e Secretária da Criança e Assistência Social, Kelly Oliveira, receberam ontem (10) a visita de Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo da Diosese de Ponta Grossa a qual Tibagi faz parte.

O motivo da visita foi uma demanda antiga de toda a população tibagiana. O reconhecimento da Santa Pastorina para que a partir de agora a herança religiosa e a devoção à Santa fiquem aos cuidados da Diocese representada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Tibagi.

“Isso é muito importante para a fé de todos os tibagianos que são devotos da Santa Pastorina. Esse reconhecimento por parte do Dom Sergio (Arthur Braschi) e da Diocese é fundamental para a manutenção do turismo religioso no local e da grande festa anual da “Santinha” que acontece no dia 26 de julho e que, se Deus quiser, será retomada com o fim dessa pandemia”, garante o Prefeito Artur Butina.

Além do Bispo Dom Sérgio Arthur Braschi participaram da visita à Igreja, que fica na localidade de Campina Alta onde está a imagem da Santa Pastorina, o Padre Luiz Carlos Mirkoski, da Paróquia de Tibagi, e o Padre Mário Dwulatka, Ecônomo diocesano. Pela Prefeitura de Tibagi, além do Prefeito Butina e da Secretária Kelly Oliveira, participaram o Procurador Geral Leonardo José Mendes, a Secretária de Planejamento Luana Oliveira e o Secretário de Turismo Rhamonn Rangel Cotar.

Santa Pastorina

Uma imagem de louça com cinco centímetros atrai milhares de fiéis de várias partes do Brasil a uma pequena capela no interior de Tibagi. A ‘Santinha’ recebe duas denominações sendo conhecida como Santa Pastorina ou Castorina e sua história está ligada à tradição de fé do povo tibagiano.

A Festa da Santinha é um evento tradicional e uma festa oficial em Tibagi comemorado no dia 26 de julho, no mesmo dia da Padroeira de Ponta Grossa e Castro, Sant’Ana. A data é um momento de peregrinação para devotos que a ela atribuem milagres. A pequena imagem da Santinha teria sido trazida de Castro no início do século passado e que, por isso, justifica o nome de Castorina.

Confira um vídeo feito em 2017 sobre a Festa da Santinha que reuniu milhares de devotos na Campina Alta, em Tibagi.