Correio dos Campos

Castro formaliza no Governo do Estado pedido para receber Casa da Mulher Paranaense

Prefeitura já tem terreno para instalar estrutura que pode receber até R$ 1,9 milhão em investimentos do Estado
2 de julho de 2025 às 16:51
Prefeito Reinaldo Cardoso e Bianca Mariano protocolaram solicitação com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. (Imagem: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, e a secretária municipal da Mulher e Inclusão, Bianca Rodrigues Mariano, protocolaram oficialmente no Governo do Estado a solicitação para a implantação da Casa da Mulher Paranaense em Castro. A formalização do pedido aconteceu nesta terça-feira (1º), em reunião com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, em Curitiba.

“Já temos o terreno, que é da Prefeitura, perto da Delegacia, e podemos dar essa contrapartida de imediato”, destacou o prefeito, acrescentando que no mesmo espaço, que tem 1,6 mil m², deverá ser instalada a recém-criada Secretaria Municipal da Mulher e Inclusão, atualmente com sede no Paço Municipal.

Para a secretária Bianca, a instalação desse equipamento “é essencial para promoção do protagonismo feminino, com estrutura que permite ações estratégicas de capacitação e proteção das mulheres”. Segundo ela, quando o Estado anunciou a implantação de 130 casas no Paraná, a Prefeitura de Castro imediatamente protocolou o pedido no edital aberto, mas agora ele foi formalizado junto à secretária de Estado.

“Estamos muito otimistas quanto à aprovação, pois Castro é um município de grande extensão territorial e com muita demanda nessa área. Até o momento, nossa cidade não conta com nenhuma estrutura específica para isso e é uma prioridade. É um primeiro passo para efetivarmos as políticas públicas para as mulheres”, enfatiza Bianca.

Uma comissão do Governo Estadual vai, agora, selecionar os municípios que vão ser contemplados com o projeto, que prevê repasses de até R$ 1,9 milhão para a implementação da Casa. “No que depender de nós, a gente vai estar trabalhando para que esse serviço também chegue ao município de Castro, que é um município bem importante”, afirmou a secretária Leandre.

O projeto

A Casa da Mulher Paranaense é um espaço para impulsionar a carreira das mulheres e promover o potencial e o protagonismo feminino. Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), é destinada às cidades que tenham em sua estrutura os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), como Conselho e Fundo dos Direitos da Mulher. O projeto paranaense é diferente da Casa da Mulher Brasileira, do governo federal, por não se tratar de um local de acolhimento a mulheres vítimas de violência, mas um espaço voltado à geração de oportunidades a esse público.

“Será um ambiente para a mulher poder fazer capacitação profissional. Lá dentro também vai ter o Banco da Mulher Paranaense, que é uma linha de financiamento a juro zero para as mulheres poderem abrir o seu negócio, dando amparo financeiro para que ela possa crescer como empreendedora e profissional”, explicou o governador Ratinho Junior, durante o lançamento do projeto, em março deste ano.

Além da geração de oportunidades, a proteção das mulheres também será um dos focos de atendimento no local. Junto às atividades de qualificação profissional e apoio à atividade empreendedora, também serão oferecidas ações de prevenção e conscientização, escuta inicial e encaminhamento à rede especializada em casos de violência doméstica. As casas também serão utilizadas para oficinas, palestras e diferentes atividades voltadas ao público feminino.

O convênio prevê o repasse fundo a fundo, com o governo destinando os recursos ao município que, por sua vez, será responsável pela aquisição do terreno, o projeto de implantação e pela contratação dos funcionários.

“Vai ser um espaço de oportunidades para todas as mulheres, no qual elas poderão buscar crescimento pessoal, capacitação para o mercado de trabalho e crédito para o seu negócio. Um verdadeiro espaço para as mulheres poderem prosperar”, detalhou, na mesma ocasião, a secretária Leandre Dal Ponte.