Correio dos Campos

Castramóvel começa a operar em Tibagi

Primeiros procedimentos foram realizados nesta sexta-feira (18). SMS Espera melhorar o controle da população canina de rua
18 de outubro de 2019 às 18:23
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – O Castramóvel de Tibagi obteve a licença, do Conselho de Veterinária do Paraná, para começar a operar esta semana. Nesta sexta-feira (18), aconteceram as primeiras castrações. Os serviços serão oferecidos de acordo com critérios sociais, que englobam maiores riscos e vulnerabilidade social, aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, as atividades do Castramóvel irão contribuir para o controle da população canina de rua. “O município de Tibagi já realiza castrações de animais por meio do repasses de recursos à Associação Sonho Tibagiano, como também por meio de credenciamento de clínica particular. Nosso programa de castração está ocorrendo com cerca de quarenta castrações por mês, entre as feitas pela Associação e pela prefeitura. Com o Castramóvel este número só tende a crescer”, explica.

De acordo com a SMS a maioria dos cachorros que estão na rua são semidomiciliados, ou seja, têm dono, mas circulam livremente fora de seus quintais. “O poder público está buscando alternativas para o controle populacional dos cães, como castrações e ações educativas, mas é fundamental que a população colabore e mantenha seus cães nas dependências de suas casas, não permitam que os animais saiam para perambular pelas ruas, causando acidentes e doenças”, pede o secretário de Saúde.

A lista de espera e triagem dos animais que atendem aos requisitos, definidos pelo Conselho Municipal de Saúde, é feita em parceria com a Associação Sonho Tibagiano.

O Castramóvel está localizado no Canil Municipal e conta com toda a infraestrutura necessária para realizar seus atendimentos com segurança. Para cadastrar animais para futuras castrações é necessário entrar em contato com a Associação Sonho Tibagiano, pelo telefone 42 9 9916-9134.