Correio dos Campos

IBGE apresenta projeto do censo 2020 para o executivo

Representantes do IBGE estiveram no Palácio do Diamante e durante o encontro foram apresentados os prazos para contratação de recenseadores e supervisores
11 de setembro de 2019 às 17:46
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Na manhã desta quarta-feira (11) representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da agência de Telêmaco Borba, estiveram em Tibagi para conversar sobre o censo 2020. Durante o encontro com o executivo municipal foram apresentados os prazos para contratação de recenseadores e supervisores, que será de responsabilidade do IBGE. O edital com todas as informações será publicado em outubro.

A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, o presidente da Câmara Municipal, Enio Antunes e a vereadora Cecília Pavesi participaram da reunião.

O município cederá um espaço para ser o posto de coleta em Tibagi, onde os colaboradores do IBGE irão trabalhar. O executivo municipal também contribuirá com o transporte para algumas localidades mais distantes.

O coordenador de área do IBGE, Marcos Vinicius da Silva, adiantou que a projeção é de que Tibagi não ultrapasse os 20 mil habitantes para o próximo censo. “A princípio, historicamente os municípios tem perdido população. A área rural sempre vai diminuindo, e a projeção aqui, é que fique em torno de 20 mil habitantes. A não ser que tenha algum outro evento que esteja trazendo população para cá”, explicou.

Durante a reunião, outro tema abordado foi o IBGE Educa, projeto que irá até as escolas da rede pública, um pouco antes do censo, para fixar nos alunos a importância da participação no processo.

A coleta de dados do censo 2020 será realizada entre agosto e outubro do próximo ano.