Correio dos Campos

Tibagi prorroga vacinação até dia 9

6 de junho de 2017 às 19:57

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS) até sexta-feira (09).

Entretanto, ao contrário do que foi divulgado pelo MS, em Tibagi, as vacinas atenderão somente os grupos prioritários: gestantes, crianças de até quatro anos, puérperas, indígenas, profissionais da saúde e da educação e idosos. O município superou a meta de 90% estipulada pelo MS e conseguiu o segundo maior índice entre as cidades vizinhas, com 93,6%, perdendo apenas para Ortigueira, que alcançou 97,46%. Para o secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, o resultado é positivo devido ao esforço da equipe que fez uma campanha muito organizada e ampla. “Fizemos um trabalho muito dinâmico e abrangente. Procuramos atender todos os grupos. Fizemos visitas em alguns locais mais distantes, visitamos escolas, instituições. Termos alcançado e superado a meta é um grande orgulho”, destaca Wilson.

A técnica de enfermagem da sala de vacina, Analine Napolitano conta que até o momento foram aplicadas mais 3703 doses de vacina. O grupo que menos teve procura é o de Crianças com até quatro anos. Foram 1275 doses até agora, o que representa 88,91% da meta. A procura pelo grupo das gestantes também foi abaixo do esperado, com 89,69% até esta terça-feira (06). A expectativa, segundo Analine, é atingir a meta em relação a estes grupos até sexta-feira (09). “Sempre abordamos as gestantes quando elas vêm fazer o pré-natal, as mães com as crianças também. Até agora ninguém se recusou. Então acreditamos que falta pouco”, diz.

Os grupos das puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), profissionais da saúde e educação e idosos, foram grupos que superaram a meta. O primeiro chegou a 116,22% extrapolando a expectativa. Os demais grupos alcançaram 97,72% e 95,10% respectivamente.

As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município: ESF 18 de Março, UBS São José, Clínica da Mulher, PSF Caetano Mendes, PSF São Bento e PSF Alto do Amparo.

Texto: Bianca Martins / Imagens: João Pedro Agostinho