Correio dos Campos

CONDEMA é reativado em Tibagi

11 de maio de 2017 às 23:26

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) foi oficialmente reativado na tarde desta quarta-feira (10), com a realização da primeira reunião com a presença dos representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sanepar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Câmara Municipal e a Ong Sonho Tibagiano, depois de quatro anos sem atividade.  O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também é parte integrante, não enviou representante para esta primeira reunião, mas o nome que passará integrar o órgão é de Edmilson Luiz Quadros. A SEMA ficou representada pelo chefe regional da secretaria em Ponta Grossa, Luiz Paulo Rover e Luiz Mauro Cardon Bahls, como suplente. O legislativo municipal enviou Francisco Antonio Ferreira e como suplente Danielson Pacheco dos Santos. A ONG Sonho Tibagiano marcou presença com Daniela Vilas Boas e Sabrina Bittencourt como suplente. A Sanepar teve participação na reunião com Francisco Iacker Oroski e como suplente Anderson Otto da Silva. A representação do executivo ficou a cargo da gerente da secretaria municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro e de Maurício Chizini Barreto como suplente. Leri acabou sendo aclamada, por unanimidade, presidente do Condema, Francisco Ferreira ficou com a vice-presidência e Daniela Vilas Boas com a secretaria do órgão.

Para a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e agora presidente do conselho, Leri Ribeiro, a reativação do órgão significa que os avanços nas questões ambientais no município serão retomados. “É um passo muito importante. Representa que todas as ações ambientais vão ter continuidade. Temos muitos projetos, recursos a serem recebidos, que por falta do conselho, ficaram parados”, explica.

O chefe da SEMA em Ponta Grossa também acredita que o conselho vai ser muito significativo para o município. “Em nível de Estado é muito importante que o município se organize cada vez mais em relação ao meio ambiente fazendo que o nosso Estado esteja cada vez melhor por tratar o meio ambiente com responsabilidade. Consideramos que a reunião de hoje no Condema de Tibagi foi um grande passo para tornar a cidade exemplo às demais”, afirma.

O prefeito Rildo Leonardi participou do encontro e destacou a importância do órgão para o município. “Sabemos da importância que é ter esse conselho em nosso município. O executivo tem o seu dever, mas a participação da sociedade é extrema importância para o desenvolvimento de ações que visem melhoria da qualidade de vida”, destaca.

Durante a reunião foram deliberadas algumas ações emergenciais, como a realização de uma campanha educativa para o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. A próxima reunião será realizada daqui a dois meses.

A reunião ainda contou a presença do presidente da Câmara Elizeu Cortez, do chefe de gabinete do executivo, Luan Coutinho e do engenheiro da Prefeitura Josemar Scheraiber.