Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Consórcio define início do Qualicis na 21ª Regional de Saúde

Consórcio define início do Qualicis na 21ª Regional de Saúde
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A partir da próxima semana, a população dos municípios que compõem a 21ª Regional de Saúde estará mais assistida. Serão implementadas as Linhas de Cuidado à Saúde provenientes do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis). Os pacientes dos sete municípios poderão ser encaminhados ao ambulatório de Telêmaco Borba do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) para usufruírem, a princípio, das Linhas Materno Infantil e do Idoso.

Para iniciar, o CimSaúde realizou processo licitatório de empresas para atuarem com as equipes multiprofissionais de cada Linha. “Os processos das Linhas de Cuidado à Saúde da Gestante, da Criança e do Idoso já foram concluídos”, esclareceu a diretora, Pâmella Costa. As Linhas de Saúde Mental e de Hipertensão Arterial e Diabetes ainda estão em trâmites para serem implementadas.

Antes da implementação, o CimSaúde está realizando capacitações junto aos Secretários Municipais, equipe da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e 21ª Regional. “Nós precisamos de todos os atores da Saúde juntos, para otimizar o Qualicis na região”, destaca a diretora, falando que o Programa prevê o compartilhamento de cuidados dos pacientes da Atenção Primária e Especializada.

Quanto às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que irão encaminhar os pacientes às Linhas, equipe do CimSaúde realizou no último mês capacitações presenciais nos municípios de Tibagi, Ortigueira e Imbaú. Nesta sexta-feira, o evento será para a equipe da Atenção Primária de Reserva. “Estamos realizando a sensibilização dos profissionais das Unidades para falar sobre a importância da estratificação e também do compartilhamento dos cuidados”, explica Pâmella.

Conforme a diretora, o Qualicis vem agregar o fluxo de saúde da Regional. “Contamos com metas qualitativas, não somente quantitativa, como no passado”, avalia, destacando que os profissionais da APS e AAE devem estar cientes de todo o histórico e atendimento dos pacientes. “Além disso, ele passará por diversos profissionais, e não somente por um médico”, antecipa.

Nos municípios da 3ª Regional de Saúde, o Qualicis teve início no mês de janeiro. “Com o Programa, tivemos um desmembramento dos recursos das duas regiões, que fazem parte do Consórcio. Isso nos possibilita potencializa-los”, garante Pâmella. Os valores repassados pelo Estado variam de acordo com população, PIB per capta e percentual da população idosa dos municípios.

Compartilhe:

Leia também

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia