Correio dos Campos

Comboio para cirurgias oftalmológicas atende mais 85 pessoas em Telêmaco Borba

20 de julho de 2022 às 10:00
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – O Comboio da Saúde esteve em Telêmaco Borba na terça-feira (19), no Centro de Especialidades (CESPE). A ação da Secretaria de Estado da Saúde, para realização de consultas e exames pré-operatórios para cirurgias de catarata atendeu 85 pacientes cadastrados pelos municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.

Desta vez foram atendidos 70 pacientes de Telêmaco Borba e 15 de Ortigueira. No dia 30 de maio, o Comboio da Saúde já tinha visitado a cidade e fez o atendimento de 100 pacientes dos municípios que compõem a 21ª Regional de Saúde.

A ideia do mutirão é acelerar os exames e consultas que antecedem a cirurgia oftalmológica, ofertando atendimento regionalizado e descentralizado. Além disso, a estratégia garante um encaminhamento mais ágil, possibilitando a diminuição das filas de espera por cirurgias eletivas no Paraná.

“O Comboio da Saúde é uma estratégia que está sendo multiplicada em alguns municípios do Estado do Paraná, com foco no atendimento dos pacientes da terceira idade, garantindo inclusão e dignidade para nossos idosos, vindo de encontro com a regionalização de atendimento próximo da casa das pessoas. Nós já atendemos 100 pessoas em maio e conseguimos uma nova de 85 para hoje”, declarou o diretor da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Soares.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, elogiou a iniciativa do governo estadual. “Tem criado excelentes mecanismos na saúde para diminuir a fila de cirurgias eletivas. Essa é mais uma iniciativa extraordinária, que beneficia os moradores de Telêmaco Borba e região. Parabéns ao governo estadual”, declarou, ele que foi juntamente com o secretário geral de Gabinete, Rubens Benck, acompanhar os atendimentos.

PARANÁ

Ao todo, deverão ser realizadas ainda este ano cerca de 5,8 mil cirurgias de catarata e pterígio no Paraná, num investimento de mais de R$ 10,3 milhões do Governo do Estado. O recurso é uma iniciativa à parte do programa Opera Paraná, que já garantiu R$ 150 milhões para cirurgias eletivas.