Correio dos Campos

CimSaúde participa de debates regionais

26 de janeiro de 2022 às 08:51
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) participou nesta terça-feira da 1ª reunião de 2022 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cresems) da 21ª Regional de Saúde em Telêmaco Borba. “O Consórcio conta com participação ativa nos Cresems tanto da 3ª quanto da 21ª Regional de Saúde, já que prestamos os serviços diretamente para Prefeituras e usuários do SUS nos municípios”, explica a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

O programa de qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis), a demanda reprimida de cirurgias eletivas na região, bem como os serviços prestados pelo Consórcio foram debatidos no encontro. “Com o período da pandemia, as cirurgias tiveram que ser paralisadas, isso fez com que as filas aumentassem muito nos municípios”, esclarece Pâmella.

Para tentar sanar este problema, os secretários iniciaram conversa sugerindo a absorção das cirurgias eletivas também por meio do Consórcio de Saúde. “A ideia é realizar estudos para verificar essa possibilidade”, conta a diretora. A realização das cirurgias seria mais um serviço para contribuir com o fortalecimento do Consórcio. “Nós sempre mantemos na pauta a importância dos serviços prestados. A ideia é os municípios se unirem para fortalecer ainda mais, e aportarem os recursos que viabilizem a ampliação dos serviços que busquem atender suas demandas”, destaca, citando ainda a resolutividade do Consórcio nas demandas na atenção primária. “Contamos com o apoio dos secretários para esse fortalecimento”, conta.

Qualicis

O Qualicis também esteve na pauta de encontro da Comissão Intergestores Regional (CIR) nesta terça-feira. “O Consórcio está em trâmite com o Estado para darmos início no Qualicis”, aponta Pâmella, prevendo assinatura do convênio no próximo mês. Com o Programa, novas Linhas de Cuidado serão implantadas no Consórcio, como Materno-infantil, Idoso e Condições Crônicas (MACC), por exemplo.

A CIR é uma instância de cogestão no espaço regional. Tem como objetivo constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão.