Correio dos Campos

15ª Conferência tem inscrições abertas até esta quinta (03), em Castro

Evento será dias 08 e 09 na Câmara de Vereadores e ajudará a definir prioridades no setor
2 de julho de 2025 às 16:47
Denise Colin, ex-secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, será palestrante no evento. (Imagem: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As inscrições para participar da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Castro vão até esta quinta-feira (03) por um formulário on-line disponível no site da Prefeitura: castro.atende.net. O evento acontece dias 08 e 09 na Câmara de Vereadores e abre espaço para que a população possa analisar, propor e deliberar sobre as políticas públicas da área e ainda para eleger delegados que vão participar da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social.

A Conferência é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “A participação de toda a comunidade e das entidades envolvidas é de extrema importância porque este é o momento de apresentar sugestões e ideias, trazer as demandas e ajudar a definir as estratégias do atendimento da assistência social em Castro”, diz o secretário da pasta, Günter Lesnau.

Programação

Na abertura do evento, a partir das 8 horas, o secretário apresentará o monitoramento e a avaliação da Política Municipal de Assistência Social. Na sequência, acontece a palestra magna, ministrada pela assistente social Denise Colin, ex-secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A palestra terá como tema: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

Já no período da tarde, os participantes serão divididos em cinco grupos de trabalho, distribuídos entre os espaços do Centro da Juventude, sede da OAB, Secretaria Municipal de Educação e a própria Câmara Municipal. Cada grupo deverá debater e elaborar propostas para o avanço da política pública de assistência social do município. São eles: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS, e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

No dia 09, das 8 às 12 horas, acontece a Plenária Final, momento de discussão e deliberação das propostas que devem resultar num conjunto de no máximo dez deliberações para o próprio município, cinco deliberações para o Estado e cinco para a União. Em seguida serão eleitos três delegados que vão participar da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Foz do Iguaçu, entre os dias 7 e 9 de outubro.