Correio dos Campos

Telêmaco Borba está entre os municípios com melhores índices de vacinação no PR

26 de outubro de 2021 às 10:12
(Foto: Prefeitura de Telêmaco Borba)

COM ASSESSORIAS – De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Telêmaco Borba ocupa a 81ª colocação entre os 399 municípios o estado, com os melhores índices de vacinação contra a Covid-19, tendo menor percentagem de evasão da segunda dose, ou seja, um bom percentual de conclusão e baixo percentual de atraso de segunda dose.

A última atualização ocorreu no dia 21 de outubro. No ranking de evasão da 2ª dose/conclusão da imunização, Telêmaco estava em 318º entre as cidades do Paraná, com 487 doses em atraso, correspondendo a 0,6% da população. A média de atraso a nível estadual é 1,21%.

A chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, aponta que os bons índices se devem ao trabalho dos profissionais da Saúde que não pouparam esforços para vacinar o maior público possível. “Imagino que este resultado seja em virtude da oferta, praticamente diária, de todos os imunizantes na Sala Permanente de Vacinas do CESPE, ações de vacinação, dias D nos finais de semana ampliando acesso, divulgação ampla no site da prefeitura, redes sociais e rádios, e logicamente atendimento da população aos chamados”, opinou.

TRIBUNAL DE CONTAS

Desde o início da atual pandemia, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, no cumprimento de sua missão constitucional, vem promovendo ações de orientação, acompanhamento e fiscalização da gestão pública relacionada ao enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do Covid-19, incluindo o cumprimento das diretrizes fixadas pelos planos nacional e estadual de vacinação, com vistas ao aprimoramento da gestão pública em benefício da sociedade e, sobretudo, à garantia da integralidade e efetividade da campanha de imunização.

Nesse contexto, com o objetivo de contribuir com a otimização do processo de vacinação executado pelos municípios, apresentou um mapa interativo que demonstra o número de pessoas por município que não completaram o esquema vacinal dentro do prazo. Esse contexto apresentou um resultado bastante positivo para Telêmaco Borba, que ficou entre as melhores cidades do estado.