Correio dos Campos

Ericleia da Silva assume o ‘Vale do Tibagi’

14 de setembro de 2021 às 18:33
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Comitê ‘Vale do Tibagi’ definiu na manhã de hoje sua coordenação. Após definição dos eixos a serem trabalhados, a empresária telemacoborbense Ericléia Silva assumiu a presidência, e João Maria Fermino dos Santos a vice-presidência do grupo. “Vamos atuar em conjunto e mudar a realidade de nossos municípios”, garantiu Ericleia, destacando a diversidade do Comitê, com “pessoas que querem ver a mudança”. O Vale do Tibagi é formado pelos municípios de Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A princípio, o Vale do Tibagi atuará em três eixos, sendo Educação Empreendedora, com Camilo Campos na coordenação; Turismo, com Karen Kobilarz; e Agricultura Familiar, com Cristiane Herman no comando. Todos os eixos já deram início às suas ações, realizando diagnóstico nos municípios integrantes.

Na Agricultura Familiar, por exemplo, a intenção é identificar e estimular produtos de qualidade e sustentáveis para melhorar a rentabilidade dos produtores. “Estamos pensando ainda em criar um selo de produtores locais para estimular o consumo regional”, explica Cristiane.

O próximo passo dos Comitês que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) – Vale do Tibagi e Avança Campos Gerais – é promover um evento de institucionalização para apresentar o grupo à sociedade, além de chamar novos contribuidores aos eixos. “Já identificamos diversos parceiros e contamos com pessoas que fazem parte da quádrupla hélice, mas aquelas pessoas que estiverem dispostas e alinhadas ao nosso compromisso podem vir a somar”, explica o consultor do Sebrae, Emerson Lourenço.

Na última semana, os coordenadores dos Comitês puderam realizar apresentação durante reunião ordinária de prefeitos da AMCG que ocorreu em Carambeí. “Além de apresentar aos prefeitos pudemos conhecer a estratégia da Secretaria Estadual de Planejamento e Produtos Estruturantes, pois o secretário Valdemar Bernardo Jorge esteve presente”, contou Ericléia, destacando que o programa apresentado “Paraná Produtivo” converge com as ações futuras dos Comitês. “Tudo se alinhou”, disse.