
COM ASSESSORIAS - Em mais um movimento de modernização do transporte coletivo em Ponta Grossa, a Prefeitura da cidade está entregando à população mais 40 novos ônibus, incluindo 30 convencionais (Novinhos), cinco articulados e cinco 'Super Articulados' – veículos mais longos, confortáveis e com maior capacidade de passageiros. Todos os veículos devem entrar em circulação no início de março.
A prefeita Elizabeth Schmidt conta que a nova frota representa qualidade de vida para os usuários do transporte. "Penso que este é um salto de qualidade para nossa cidade. Estamos chegando a um outro patamar de vida para as pessoas em Ponta Grossa. Esta renovação é realmente uma grande felicidade, pois ela se concretiza após muito planejamento e dedicação e torna-se agora uma realidade, depois de muita luta. Mas os desafios servem para que possamos vencê-los, e essa é uma conquista que fortalece ainda mais a nossa cidade", considera a prefeita.
As 40 aquisições se somam a outros 15 veículos convencionais 'Novinhos' já em operação e que caíram nas graças dos usuários do transporte coletivo, especialmente pela baixa poluição emitida, por serem mais silenciosos e por oferecerem tomadas USB e ar-condicionado. Todos os novos deverão ser entregues até o final de fevereiro. A principal novidade será a presença de cinco 'Super Articulados', com 23 metros – cinco a mais do que os articulados já conhecidos pelos ponta-grossenses. Este ônibus está em fase de testes e deve atender à linha Uvaranas – Centro – Oficinas.
Entre as demais vantagens do modelo estão a capacidade 40% maior (168 passageiros, frente a 120 nos atuais articulados), acesso 80% mais rápido para cadeirantes – com rampa e assoalho mais baixo – e a presença de câmeras de vigilância. O ônibus é equipado com eixo direcional, o que facilita as manobras, sendo também mais silencioso e menos poluente. O valor total da aquisição soma R$ 60,4 milhões.
Terminal
Em adequação aos novos ônibus, a partir de agora, os ônibus articulados e demais linhas localizadas na Plataforma 2 do Terminal Central, ao lado da Avenida Vicente Machado, passam para a Plataforma 1, ao lado da Praça João Pessoa. Já as linhas da Plataforma 1 passam a ter seus pontos de parada na Plataforma 2, ao lado da Avenida Vicente Machado. Os pontos de cada linha permanecem na mesma posição, conforme estavam na plataforma anterior.