Idosas do Lar Mariliana Barbosa recebem atendimento humanizado para solicitar novo RG
![](https://correiodoscampos.com.br/wp-content/uploads/2025/02/identidades-idosos-lar-mariliana-barbosa-6-840x472.jpg)
COM ASSESSORIAS – Desde agosto de 2023, o Brasil conta com um novo documento: a Carteira de Identidade Nacional (CIN) que reúne números de vários documentos num só para trazer mais segurança e praticidade aos cidadãos. Todos os brasileiros precisarão atualizar sua identidade até 2032, mas, para alguns grupos, o novo documento já é solicitado, como idosos que recebem aposentadoria ou outros benefícios do INSS. Para garantir que 12 idosas que vivem no Lar Mariliana Barbosa de Castro pudessem atualizar o cadastro, a Secretaria Municipal de Segurança Pública fez um mutirão especial nesta segunda-feira (10). A van da Guarda Municipal foi até o Lar para transportar as idosas até o Setor de Identificação Pessoal, na sede da Secretaria, para que fizessem a solicitação da CIN.
“Pudemos tirar elas um pouquinho pra se envolverem com a população. Isso é muito bom pra elas, para o psicológico, para o físico, é maravilhoso. Veem pessoas, conversam, se distraem, é muito bom. E fomos muito bem atendidas, todos foram muito gentis”, disse Rosimeri Pereira, cuidadora do Lar que acompanhou o grupo das idosas.
Neila Stela, funcionária do Setor de Identificação, explicou que todos os cidadãos precisam fazer o novo documento, mas que para os idosos o documento começa a ser exigido no recadastramento junto ao INSS. “É um dia muito especial para nossas idosas. É um atendimento prioritário que fazemos para a população”, afirmou.
O secretário de Segurança Fábio Pinheiro destacou que tratar toda a população com humanidade e respeito é uma das propostas da Gestão e adiantou que outros públicos serão chamados em regime de mutirão também. “Vamos ter várias ações: com detentos, com escolas e com moradores do interior para seguir esse projeto de todo mundo ter a nova identificação nos próximos anos”.
O novo documento inclui o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do Registro Geral (RG), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão do Sistema Único de Saúde, entre outros. A emissão é gratuita e o prazo de validade continuará sendo de 10 anos.