Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Zampieri quer divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer

Projeto obriga Executivo a divulgar direitos dos portadores da doença. Na tribuna, Ricardo lembrou que deveres do cidadão são bastante divulgados, enquanto benefícios são esquecidos.

Zampieri quer divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer
Foto: Kauter Prado/CMPG
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (9), em primeira discussão, um projeto de lei (PL 277/2017) que trata da divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer maligno. A proposta é de autoria de Ricardo Zampieri (PSL) e tem como objetivo tornar público (e de fácil acesso) os direitos dos cidadãos que enfrentaram a doença. O projeto será novamente discutido na próxima semana.

Ao entrar em votação na Câmara Municipal, a proposta de Zampieri foi elogiada pelos parlamentares, entre eles Doutor Magno (PDT), que é médico. A medida obriga o Executivo a divulgar no site oficial da Prefeitura os direitos dos cidadãos portadores de câncer, entre eles aposentadoria por invalidez, auxílio doença, isenção do Imposto de Renda sobre a aposentadoria, isenção do ICMS, do IPI e IPVA na compra de veículo adaptados.

Na tribuna, Ricardo lembrou que os deveres do cidadão são amplamente divulgados, como o de pagar impostos em dia, mas os direitos costumam ser esquecidos. “O cidadão que enfrenta um câncer maligno, além do impacto psicológico e da própria saúde, sofre ainda com dificuldades financeiras diante do tratamento que é longo e bastante desgastante”, destacou Zampieri.

O projeto de Zampieri lista uma série de direitos aos cidadãos com a doença, ainda entre eles a preferência no trâmite de processos judiciais ou a garantia de uma cirurgia reparadora de mama, no caso das mulheres que enfrentaram um câncer na região mamária. Ricardo destaca que o possível custo do projeto é irrisório perto do possível benefício que ele trará a população. “O paciente oncológico já enfrenta uma série de dificuldades, nada mais justo do que tornar seus direitos cada vez mais visíveis e claros”, contou o vereador.

De acordo com a proposta, a Prefeitura ficaria com a responsabilidade de detalhar quem teria direito a quais benefícios. “É importante que os cidadãos saibam que cada caso de câncer é distinto do outro em relação aos direitos. Existem critérios específicos para cada tipo da doença e isso deve ser bastante divulgados pelo Poder Executivo, para que não fique subentendido que todos os portadores possuem o direito a todos os benefícios”, ressaltou.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Zampieri quer divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer | Correio dos Campos