
COM ASSESSORIAS - Os municípios de Irati e Prudentópolis, no Centro-Sul, e Castro, nos Campos Gerais, receberam nesta quinta-feira (12) cerca de R$ 1,1 milhão cada, provenientes do Pacto Pela Inovação e Fundo a Fundo. O aporte do Governo do Estado para as três cidades soma R$ 3,3 milhões por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA). Os recursos são destinados à estruturação de ambientes de inovação, aquisição de equipamentos tecnológicos e fortalecimento do empreendedorismo local.
O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná, e ex-secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, participou da entrega de recursos destinados aos municípios. Hoje, a (SEIA) é comandada pelo secretário Alex Canziani, que participou da entrega dos recursos aos Municípios.
Rangel destacou a relevância dos investimentos para o fortalecimento e modernização dos municípios. "Esses recursos representam um passo fundamental para garantir que cidades como Irati, Prudentópolis e Castro tenham acesso às mesmas oportunidades tecnológicas dos grandes centros. Fico muito satisfeito em ver que muitos dos projetos que ajudamos a planejar e implantar agora estão se transformando em benefícios concretos para a população, fortalecendo a economia local e modernizando a gestão pública", afirmou.
Marcelo Rangel teve papel central na construção dessa política do Estado de modernização e inovação. O deputado foi idealizador de diversos programas que agora estão sendo executados nos municípios. Durante sua gestão na secretaria, estruturou o modelo de repasse fundo a fundo do Estado aos municípios, incentivando a criação de ecossistemas regionais de inovação.