Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Unidades de Conservação terão reforço de fiscalização no feriado

Operação Serra do Mar vai fiscalizar entradas nos parques estaduais entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Paraná durante os quatro dias de feriado. Objetivo é garantir medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Unidades de Conservação terão reforço de fiscalização no feriado
(Foto: Divulgação/AENPR)
Publicidade
Começa nesta sexta-feira a Operação Serra do Mar nos parques estaduais Pico Marumbi, Serra da Baitaca e Pico Paraná, abrangendo a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Estado. A fiscalização acontece até terça-feira (8).

O objetivo é garantir, durante o feriado prolongado da Independência e da Padroeira de Curitiba, o bom funcionamento das unidades, levando em conta a situação da pandemia do novo coronavírus e a Portaria 223/20 do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

No dia 15 de agosto, por meio de uma portaria, o IAT liberou a reabertura dos Parques Estaduais que estavam fechados devido à Covid-19, mas com a exigência de condutas aos visitantes e restrições nos espaços.

A Operação Serra do Mar é uma ação conjunta entre IAT, Guardas Municipais e Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. Também participam a Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) e o grupo de montanhistas voluntários Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo).

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos, a recomendação é que os visitantes passem pelas entradas oficiais para receber uma senha de acesso e que mantenham distância de dois metros de outras pessoas.

“Ao se credenciarem, as pessoas recebem uma senha e comprovam que realmente passaram pelos postos de controle. Durante a vistoria, os que não possuírem senha serão convidados a se retirar da área do parque para respeitar o limite previsto em portaria”, disse.

Também é recomendado o uso de roupas confortáveis, lanternas e celulares durante a caminhada nas trilhas, especialmente à noite.

SERRA DO MAR – A Serra do Mar paranaense é uma área de relevante valor ecológico, histórico e cultural, tombada em 1.986 como Patrimônio Natural da Humanidade.

Localizada entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Estado, a região abriga os Parques Estaduais do Pico Marumbi, Serra da Baitaca, Pico Paraná, Graciosa e Roberto Ribas Lange, além dos caminhos históricos como o Itupava e o da Graciosa.

A região é bastante frequentada o ano todo por turistas, pesquisadores, montanhistas e praticantes de diversos esportes e atividades, especialmente no verão.

No último fim de semana, os três parques registraram um movimento grande de pessoas sem máscara nas trilhas e veículos nos estacionamentos, cujos acessos podem ter ocorrido por meio de propriedades particulares da região.

Para evitar que o mesmo ocorra neste feriado, o IAT irá distribuir senhas aos visitantes. “É necessário chegar aos parques pelo acesso oficial e não pelos acessos secundários. Isso é necessário neste momento que exige cuidados devido à pandemia”, disse o chefe do Escritório Regional do IAT em Curitiba, Luiz Fornazzari.

“O objetivo é garantir que não haja congestionamento nas trilhas, respeitando as regras de capacidade de carga, para a segurança dos próprios visitantes”, completou. As senhas serão distribuídas nos acessos oficiais e as mesmas poderão ser exigidas dentro das unidades.

RESTRIÇÕES – Os Parques Estaduais de todo o Estado estão autorizados a receber turistas, mas com controle do número de visitantes. Antes de entrar, é feito um cadastro com a medição de temperatura. Também será obrigatório o uso de máscara e haverá álcool em gel na entrada, além de outras medidas de prevenção à Covid-19.

A capacidade de público será limitada para 50% em cada unidade. O ideal é a pessoa ligar antes para certificar-se da capacidade ou até mesmo agendar presença, quando for o caso, principalmente para visitantes que vêm de longe não perderem a viagem.

Os contatos das unidades podem ser acessados AQUI.

MUNICÍPIO – Caso o município em que a Unidade de Conservação está inserida não autorize seu funcionamento, a decisão local deverá ser respeitada, de acordo com a decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da Medida Provisória (MP) 926/2020.

Em todas as Unidades de Conservação é proibida a prática de acampamentos, atividades esportivas coletivas, eventos e fogueiras. “Estamos passando por um momento de seca e muitos incêndios na serra são provocados por focos de fogueiras que não são apagadas adequadamente ou que perdem o seu controle”, disse o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia