Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Ricardo Zampieri apresenta projeto ‘Doadores do Futuro’

Programa tem o objetivo de formar futuros doadores de sangue através de palestras nas escolas municipais. Doação é uma das bandeiras levantadas pelo vereador na Câmara.

Ricardo Zampieri apresenta projeto ‘Doadores do Futuro’
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - O vereador Ricardo Zampieri (SD) protocolou na última semana o projeto de lei nº 49/2018, intitulado ‘Doadores do Futuro’. A proposta quer regulamentar o debate sobre a doação de sangue e de medula óssea entre os alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais de Ponta Grossa. O programa tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância da doação voluntária.

Para que o tema seja difundido entre as crianças, serão realizadas palestras e cursos durante o período escolar. De acordo com o documento, protocolado no dia sete de março, o processo de orientação e conscientização poderá contar com a participação de profissionais específicos da área de Hematologia e da Saúde, além de acadêmicos de instituições públicas e privadas, com o objetivo de que eles já adquiram experiência referente ao tema e como trabalhá-lo junto aos mais novos.

Se a proposta for aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS), as escolas terão um ano para se adequar e iniciar os debates. Para o vereador autor do projeto, a iniciativa é mais uma tentativa de se criar uma cultura de doação de sangue e de medula óssea junto à população.

“Sabemos da importância de se manter um banco de sangue sempre cheio e também temos conhecimento das dificuldades que o nosso Hemepar tem com esta questão. Mais que incentivar as crianças no futuro, o projeto também tem uma visão em curto prazo, já que as discussões em salas de aula podem muito bem ser levadas pelas próprias crianças até o ambiente familiar, incentivando a doação imediata de sangue, por exemplo”, explica o vereador.

Para Zampieri, também é importante que o tema seja discutido o quanto antes com as crianças, para que seja criada uma cultura de incentivo à doação. “O projeto funcionará no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental porque é a partir deles que temos competência para regulamentar. Mas o ideal é que a criança tenha o mais cedo possível a noção da importância que é a doação de sangue e de medula óssea para salvar outras vidas”, ressalta.

A medida atualmente tramita pelas comissões internas na Câmara de Ponta Grossa e deve entrar em discussão em breve durante as sessões.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia