Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Rangel faz balanço de 2025 e comemora conquistas para o povo do Paraná

Rangel faz balanço de 2025 e comemora conquistas para o povo do Paraná
(Foto: Divulgação)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), está fechando 2025 com um mandato altamente produtivo. Ao longo do ano, Rangel apresentou projetos voltados ao fortalecimento de áreas essenciais como saúde, segurança, defesa do consumidor, inclusão e educação.

Ao longo do ano, uma das frentes prioritárias foi a promoção de cidades mais seguras e preparadas. Com o projeto que institui o Programa Municípios Resilientes, o deputado propõe diretrizes para fortalecer a Defesa Civil e capacitar municípios na prevenção e resposta a desastres naturais. No mesmo eixo de modernização, Rangel apresentou, em parceria com o deputado Alexandre Curi, a Política Estadual de Cidades Inteligentes – Paraná Inteligente, que incentiva o uso de tecnologia, inovação e dados para melhorar a gestão urbana.

A saúde pública também ganhou atenção especial em 2025. O parlamentar propôs o aluguel de equipamentos hospitalares para entidades filantrópicas, ampliando a capacidade de atendimento; lançou a campanha Paraná Sangue Bom, para incentivar doação de sangue com unidades móveis; e criou o Selo Empresa Amiga da Vida, que reconhece empresas engajadas em campanhas de doação de órgãos. Além disso, apresentou iniciativas para garantir terapias a pessoas com doenças raras, assegurar prioridade em piscinas públicas a pacientes com fibromialgia e ampliar o acesso a exames preventivos para servidores estaduais.

Outra área de forte atuação foi a proteção às famílias e às mulheres. Rangel é autor do Protocolo Estadual de Avaliação de Risco em Ocorrências de Violência Doméstica e defendeu a inclusão do serviço digital Protegida 24 horas no Código Estadual da Mulher Paranaense. Ele também propôs prioridade em programas de qualificação profissional para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco em vagas de emprego remoto. Em conjunto com outros parlamentares, ajudou a aprimorar o Código da Pessoa com TEA, garantindo mais direitos na saúde, educação e assistência.

A proteção animal e o bem-estar também foram pautas constantes. Entre os projetos, estão a criação de abrigos temporários para animais resgatados próximos aos postos de atendimento das rodovias, a responsabilização civil de tutores por acidentes causados por animais soltos e a proibição de que pessoas condenadas por maus-tratos ocupem cargos públicos. O deputado também apresentou projetos voltados à segurança, como a obrigatoriedade de salva-vidas em piscinas e balneários privados.

Na área da defesa do consumidor, Rangel protocolou iniciativas de grande repercussão, como o projeto que combate fraudes em serviços de telefonia e SMS, além da atualização do Programa Nota Paraná para permitir a digitalização de notas fiscais destinadas a entidades sociais.

O deputado também atuou na promoção da educação e do desenvolvimento regional. Entre os projetos, está a autorização para que universidades ofereçam cursos técnicos em zonas rurais, ampliando oportunidades ao interior, e a proposta de emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil. No campo da infraestrutura e mobilidade, o deputado apresentou projeto que determina a instalação de sinalização obrigatória sobre limites de filas nas praças de pedágio.

O reconhecimento cultural e histórico do Paraná também foi fortalecido ao longo de 2025. Rangel é autor dos projetos que inserem a Münchenfest no calendário oficial, reconhecem o Parque Estadual de Vila Velha como patrimônio histórico e declaram o Operário Ferroviário Esporte Clube como patrimônio cultural e imaterial do Estado. Além disso, concedeu títulos simbólicos a Carambeí (capital da cultura holandesa), Prudentópolis (cultura ucraniana) e Morretes (capital do barreado). No setor ambiental, propôs mudanças na legislação florestal para permitir o manejo sustentável de pinhão em áreas de reserva legal.

Em outra frente, Rangel participou de projeto coletivo que autoriza a ligação de energia elétrica individual em núcleos urbanos em regularização fundiária, garantindo dignidade e segurança a milhares de famílias.

Com mais de 70 propostas apresentadas apenas em 2025, Marcelo Rangel encerra o ano com um mandato marcado por amplitude temática, sensibilidade social e ações voltadas à inovação e à proteção das pessoas. O balanço legislativo evidencia um trabalho contínuo, diversificado e alinhado aos desafios contemporâneos do Paraná.

Marcelo Rangel ressalta que muitos projetos protocolados na ALEP foram fruto de audiências públicas realizadas durante o ano. "Foi um ano de muito trabalho, com a realização de audiências públicas para ouvir a população do Paraná. Avançamos na área da saúde, da proteção às mulheres e às famílias, da causa animal, da segurança dos consumidores e a modernização das nossas leis. Cada projeto apresentado tem um único objetivo: melhorar a vida das pessoas e construir um Paraná mais humano, mais seguro e mais preparado para o futuro", afirmou Rangel.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado viabiliza novo acelerador linear e consolida a Santa Casa como referência no combate ao câncerRecurso federal, referente à primeira parcela, garante a aquisição de equipamento de última geração para o tratamento do câncer em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. Obra do bunker avança com apoio da Itaipu Binacional
Publicidade

Mais Lidas

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia