Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Prefeitura lança programa Horta em Casa 2018

Com duração de um ano, uma média de 250 famílias receberão mudas para plantar semanalmente.

Prefeitura lança programa Horta em Casa 2018
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Na tarde de segunda-feira (5) a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) lançou o programa Horta em Casa para o período de 2018 e 2019. Integrantes da SMAPA apresentaram aos representantes das associações de moradores como vai funcionar a atividade. O encontro aconteceu na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Governo (SMG) e do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC).

As mudas já foram compradas, a iniciativa entrará em vigor entre 15 a 20 dias e será executada da seguinte forma: a SMAPA fará a entrega das mudas de hortaliças para os presidentes das Associações, líderes comunitários e outros parceiros como, por exemplo, CMEIs, Escolas Municipais, entre outras localidades. No caso das associações, os presidentes farão os cadastros das famílias para que recebam as mudas.

A quantidade irá variar de 100 a 120 mudas por família, como explica Michel Demiate, agrônomo da SMAPA. “A frequência das entregas será semanal, com uma repetição de entrega a cada três ou quatro meses. Já temos contato com diversas associações e, com isso, entregaremos uma média de 25 mil mudas por semana ao todo na cidade, o que dará 100 mil mudas por mês e 1 milhão e 200 mil mudas num período de um ano”, relata Demiate.

O programa começou em 2009, sempre com o objetivo de complementar a alimentação dos participantes, que a cada semana atenderá cerca de 250 famílias. As mudas variam entre alface, repolho, brócolis, beterraba, couve, alguns condimentos como salsinha, cebolinha, manjericão e também haverá a distribuição de algumas plantas medicinais.

Apoio - O Secretário de Governo Maurício Silva participou da reunião e vê a Prefeitura como um apoio em ações como essa. “Há quase 10 anos o programa já está em vigor, incentivamos a produção de um alimento de qualidade aos munícipes, além de promovermos a união das pessoas em comunidade. Os moradores podem se unir para mexer na terra, acompanhar o desenvolvimento da planta e, com isso, também nos preocupamos com a saúde pública da população, já que as hortaliças não têm agrotóxicos e são produtos saudáveis”, enfatiza Silva.

Incentivo - Para o diretor do DAC, Paulo Sérgio Santos, o serviço busca incentivar a produção de hortas comunitárias nas localidades atendidas. “A nossa ideia para este ano foi chamar os representantes das associações e apresentar o programa para eles, com isso, pudemos ver o envolvimento de cada comunidade e ainda fizemos com que entendessem como funcionará o processo. Neste caso analisamos a viabilidade e buscamos incentivar a utilização de terrenos ociosos do município para a realização de hortas comunitárias”, explica Santos.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia