Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Prefeitos montam comissão para implantar Samu Regional

Prefeitos montam comissão para implantar Samu Regional
Publicidade
A 3ᵃ, a 4ᵃ e a 21ᵃ Regionais de Saúde devem implantar o Samu Regional que integrará 28 municípios. A convite do consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), os prefeitos dos município integrantes das regionais estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa para debater como ocorrerá a implantação da Rede Paraná Urgência. A primeira ação para que Samu Regional venha a funcionar foi a montagem de uma comissão de prefeitos para verificar qual será o modelo que este serviço seguirá.

Conforme o diretor de Politicas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vinicius Filipack, há três possibilidades para implantação do Samu Regional. Cada município gerir suas ambulâncias, a gestão ser realizada pelo já criado CimSaúde, ou a criação de um novo Consórcio para administrar o Samu. “Os Samus que funcionam melhor hoje no Estado são os que criaram um consórcio exclusivo para urgência e emergência”, aponta o diretor da Sesa.

Da comissão de prefeitos para a escolha do modelo de gestão do Samu Regional irão participar no mínimo três prefeitos de cada uma das regionais envolvidas e que se beneficiarão com a implantação, sendo de Irati, Teixeira Soares e Inácio Martins da 4ᵃ, Palmeira, Jaguariaíva, Carambeí, Castro e Ponta Grossa, da 3ᵃ, e Telêmaco Borba, Ortigueira e Tibagi, da 21ᵃ.

Para Filipack é importantíssimo que todo o Estado se organize na Rede Paraná Urgência, para assim ela atender integralmente todas as regiões. “O sistema de saúde tem que possibilitar o atendimento a todos os pacientes, e encima do conceito: paciente certo no local certo e no– tempo certo”, avalia, destacando que a organização resultará na qualidade de fluxo de pacientes.

De acordo com a Sesa, a Rede de Urgência já avançou, e com a implantação do Samu Regional irá otimiza-la. Conforme o diretor de Politicas de Urgência e Emergência, em 2010 apenas 15 municípios do Estado estavam Samu implantado. E neste ano já são 320 municípios, o que representa 87% de cobertura de todo o estado.

Para esta implantação a Sesa estima um investimento mensal R$ 2,6 milhões, sendo R$ 1,2 milhão proveniente de recursos dos Governos Estadual e Federal. Este seria referente a seis ambulâncias avançadas, 18 ambulâncias básicas, a central de regulação e a coordenação Samu.

Recursos

A implantação do Samu Regional foi explicada a todos os gestores presentes, mas o receio continua o mesmo das demais discussões acerca do serviço. “Já tivemos esta discussão em 2013, mas ela não avançou, pois os prefeitos ficaram temerosos com os altos custos da implantação”, recorda o presidente do CimSaúde, Osmar Blum.

A garantia dos recursos dos Governos Federal e Estadual para a manutenção do Samu Regional também garantiram o entrave. Conforme o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, os recursos dos municípios ainda serão maiores que os investidos pelos demais entes da federação. Como exemplo, ele citou o ConSamu da região oeste do Estado, onde os municípios investem mais do que o pactuado, que seria 50% do governo federal, 25% do Estado, e até dos municípios.

Conforme o diretor da Sesa, os municípios realmente terão novos custos com a implantação do Samu Regional, mas não será 100% recursos novos. “Serão recursos da saúde que serão realocados e otimizados”, avalia.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado viabiliza novo acelerador linear e consolida a Santa Casa como referência no combate ao câncerRecurso federal, referente à primeira parcela, garante a aquisição de equipamento de última geração para o tratamento do câncer em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. Obra do bunker avança com apoio da Itaipu Binacional
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia