Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Pauliki deve levar Centro de Distribuição do Ceasa para PG

Pauliki deve levar Centro de Distribuição do Ceasa para PG
Publicidade
Um Centro de Distribuição e um Mercado do Produtor da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) para abastecer Ponta Grossa e região. Esse é um dos trabalhos desenvolvidos pelo deputado estadual Marcio Pauliki nos últimos meses e que avançou nesta terça-feira (07) em reunião com membros da diretoria da Ceasa do Paraná. O objetivo é descentralizar a atuação do órgão no estado, que atualmente está restrito a cinco unidades (Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel).

“Já estamos com um cronograma de ações pré-estabelecido. O pedido para a criação do Ceasa em Ponta Grossa, inclusive, já teve adesão da direção da Ceasa no Paraná”, afirma Pauliki. A Ceasa em Ponta Grossa irá beneficiar todos os produtores da agricultura familiar das regiões dos Campos Gerais, Centro Sul e Norte Pioneiro do estado. “Temos que fortalecer políticas públicas que gerem renda e emprego. Esse é o jeito certo de se fazer política”, ressalta o deputado.

O diretor presidente da Ceasa do Paraná, Natalino Avance de Souza, afirmou que já realizou visitas para buscar modelos que visem a modernização da Ceasa. “Criarmos esse Centro de Distribuição e um Mercado do Produtor em Ponta Grossa vem ao encontro do que tenho visto em outros estados”, afirmou Souza ao deputado. “Com o Centro de Distribuição os produtores poderão vender diretamente seus produtos para o mercado consumidor”, salienta Pauliki.

Para o presidente da Sociedade Rural de Ponta Grossa, Edílson Gorte, é preciso levantar a bandeira para a construção de um Ceasa na cidade e que beneficie produtores de toda região. “Nós, hoje, temos uma produção forte de hortifrutigranjeiros. A cidade de Reserva é forte em tomate, Castro em tubérculo, Irati em batata e cebola. Então, a ideia é que possamos centralizar a comercialização aqui. Temos que pensar no Ceasa como um fomento de desenvolvimento para nossos produtores rurais”, afirma Gorte.

Regularização Ceasa Curitiba

Durante o encontro desta terça, Pauliki, que é presidente da Comissão da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, reforçou a necessidade de regulamentar o comércio do mercado do produtor - espaço destinados a pequenos produtores rurais paranaenses e suas organizações para comercializarem suas próprias produções sobre veículos, sem a interferência de intermediários. Dentre as propostas estudadas está a de limitar a frequência de um mesmo agricultor participar do Mercado do Produtor em até três vezes por semana e reduzir ao máximo o comércio de produtos oriundos de fora do Paraná.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia