Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

ONG busca maior representatividade da mulher no legislativo

A presidente da ONG ponta-grossense Instituição Solidária, Cassia Freire, esteve em Brasília nesta quarta-feira, para pressionar que a votação da PEC 134/2015 seja incluída em pauta nos próximos dias. A Proposta prevê uma cota mínima de 10% de mulheres no legislativo nacional, estadual e federal.

ONG busca maior representatividade da mulher no legislativo
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Buscando uma maior representatividade das mulheres no cenário político nacional, um requerimento foi protocolado nesta quarta-feira (21), junto ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que a votação da PEC 134/2015 seja incluída em pauta nos próximos dias. A solicitação é da presidente da ONG ponta-grossense Instituição Solidária, Cassia Freire. A Proposta de Emenda à Constituição número 134, de 2015, busca a ampliação da participação feminina no legislativo, criando, em um primeiro momento, uma cota de 10% reservada para as mulheres no âmbito federal, estadual e municipal.

Cassia segue em Brasília nesta quinta-feira (22) para também protocolar esse mesmo requerimento para a Coordenadora da Bancada Feminina na Câmara Federal, a Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). A meta é que a votação ocorra em menos de duas semanas, até o dia 4 de abril. “A intenção é pressionar, para que seja votada logo a PEC 134/2015, que já foi aprovada em primeira e segunda instância no Senado. A PEC cria uma cota de 10% das cadeiras, tanto de deputados federais e estaduais, e vereadores, para as mulheres. Vim lutar para que ganhem mais espaço na política brasileira, porque está precisando de mais mulheres”, alega a presidente da ONG, lembrando que um dos motivos para essa pressão é a proximidade com o Dia da Mulher, celebrado no último dia 8 de março.

Para Cassia, essa demanda está relacionada com a solidariedade pregada pela ONG, já que, segundo ela, as mulheres se sentem inseguras e amedrontadas no meio da política, por ser um meio predominantemente masculino. “A Emenda na Constituição permitirá que esse percentual de mulheres seja garantido, e isso vai passar a incentivar cada vez mais mulheres a entrarem na política, porque muitas mulheres votam em homens, e não em mulheres, por terem ‘pouca voz’. Isso fará com que haja um empoderamento feminino”, discursa Cassia. “Aumentando o número de mulheres vai haver mais igualdade; mostrar o lado feminino para toda a administração pública do Brasil é muito importante”, completa.

Deputados mostram apoio - O Deputado Federal Pastor Eurico (PHS–PE) mostrou-se solidário com a causa levada pela presidente da ONG de Ponta Grossa e disse apoiar a iniciativa. Ele falou sobre a importância da representatividade feminina em um país como o Brasil, onde as mulheres compõem a maior parte da população.

Eurico afirma estar acompanhando de perto essa luta, pois a PEC já passou pelo Senado e agora aguarda para votação na Câmara. “É importante a participação das mulheres em todas essas áreas porque o maior percentual das mulheres está na população, mas a representação ainda deixa muito a desejar. Então, nessa hora que as mulheres estão reivindicando, precisamos pensar melhor a participação da mulher também na política nacional”, acrescentou.

Da mesma forma, a Presidente do Partido da Mulher Brasileira, Suêd Haidar, ressalta que a participação das mulheres na política deve ser maior, fazendo jus ao espirito batalhador feminino. “Eu, presidente nacional do PMB, o Partido da Mulher Brasileira, e a Cassia, essa guerreira, do Patriotas, vamos juntos lutar para que essa PEC seja vencedora, em homenagem a guerra e a luta de todas as mulheres brasileiras e do mundo”, destacou. Cassia Freire informa que conversou com diversos deputados, e que demonstraram apoio, entre eles Sandro Alex (PSD-PR), também do município de Ponta Grossa.

O que diz a lei - Conforme a redação da Proposta da Emenda à Constituição, será assegurado a cada gênero, masculino e feminino, um percentual mínimo de representação nas cadeiras da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das Câmaras Municipais, nas três legislaturas subsequentes à promulgação desta Emenda Constitucional, nos termos da lei. De imediato, o patamar mínimo será de 10% das cadeiras na primeira legislatura; 12% das cadeiras na segunda legislatura; e 16% das cadeiras na terceira legislatura.

Hoje a Câmara Federal, por exemplo, possui 45 deputadas contra 468 homens – ou seja, as mulheres representam menos de 10% do total.

Compartilhe:

Leia também

Mabel garante sistema de monitoramento para instituição de PGEquipamentos foram adquiridos por meio de recursos da deputada estadual Mabel Canto (PP). 'Esquadrão da Vida' atua no tratamento de dependentes químicos
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

DiResponsa agita a “Batucada da Ana” em Ponta Grossa (PR) neste domingo, 08

Em Piraí do Sul, homem é preso após manter casal de idosos como reféns por mais de 5 horas

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia