Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Maio tem preço baixo na tangerina ponkan, mandioquinha, batata-doce e muito mais

Série do G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta.

Maio tem preço baixo na tangerina ponkan, mandioquinha, batata-doce e muito mais
Creme de mandioquinha, feito pela gastrônoma Viviane Bianconi, de Santos. (Foto: Viviane Bianconi)
Publicidade
Maio é um mês com boa oferta de legumes, como mandioquinha, mandioca, batata-doce, inhame, cará, gengibre, entre outros.

Já dentre as frutas, tem a tangerina ponkan, a mexerica, e seguem em temporada o abacate, a maçã, o caqui, carambola, entre outros.

Na série Calendário da Feira, iniciada em julho, o G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta.

Mandioquinha

A temporada de mandioquinha já começou em Minas Gerais, estado que colhe cerca de 70% do legume, segundo o produtor Carlos Henrique Silveira da Valter Pires Mandioquinha, empresa de Senador Amaral (MG) especializada no alimento.

Aprenda a fazer creme de mandioquinha da gastrônoma Viviane Bianconi

Ele conta que a colheita da mandioquinha costuma se concentrar entre os meses de março e julho, época em que os preços costumam cair ao consumidor.

Silveira diz que a safra deste ano está "muito boa" em qualidade e volume. "Como a mandioquinha vende bem no frio, os produtores organizam a produção para esta época do ano", diz.

A partir de agosto, os preços da mandioquinha voltam a subir e, segundo Silveira, devem aumentar ainda mais neste ano, diante das dificuldades dos agricultores de alugar terrenos para a próxima safra.

A maior parte da cultura - que tem um ciclo de 9 meses entre plantio e colheita - ocorre em terras alugadas. E, atualmente, proprietários estão preferindo alugar terra para produtores de grãos, como a soja, cadeia que está remunerando bem com a alta de preços deste produto.

  • Auge da safra: março a julho.

  • Como comprar: escolha as mais firmes sem sinal de amolecimento.

  • Como conservar: se conservada em lugar fresco ou na gaveta da geladeira, a mandioquinha se mantém em boas condições por 10 a 15 dias, sugere a Ceasa Minas.


Tangerina

Os tipos de tangerina que mais abastecem o mercado brasileiro são a ponkan e a murcote. E, em maio, a safra mais forte é a da primeira, que é menos doce e mais fácil de descascar do que a murcote, que costuma entrar nos mercados em agosto.





A temporada das tangerinas se concentra, geralmente, entre março e setembro, mas pode ter atraso ou adiantamento dependendo do clima, afirma Júnior Lucato, diretor comercial da Citrícola Lucato.





No calendário de setembro, ele chegou a explicar também que, diferentemente do que muita gente acredita, a tangerina e a mexerica são frutas de espécies diferentes.





Em comparação à tangerina, a mexerica tem um tamanho menor, uma casca mais fina, mais sementes e um sabor mais ácido, chegando a soltar um “óleo na hora de descascar”. Saiba mais.





"Neste ano, a safra da ponkan está boa e dará uma fruta de qualidade, porém, o segredo da ponkan não é a fruta na árvore, mas sim o tratamento pós-colheita. É uma fruta muito sensível e dá muito problema de podridão. Se você não um trabalho bacana depois de colher, ela não tem muita durabilidade", conta Lucato.






  • Auge da safra: março a setembro.

  • Como comprar: prefira as mais pesadas, firmes, de cor brilhante e intensa, sem sinais de amolecimento.

  • Como conservar: na geladeira, dura de duas a três semanas.



Por que consumir alimentos da safra?

Com a modernização das técnicas agrícolas, hoje já é possível encontrar uma grande variedade de frutas, legumes e verduras o ano inteiro nos mercados e nas feiras.

Com o crescimento da oferta nos períodos de safra, a tendência é os preços caírem. Mas isso nem sempre é uma regra. Como a produção de hortaliças depende muito de fatores climáticos, qualquer mudança muito intensa na temperatura, por exemplo, pode impactar a oferta.

Além disso, o consumo de alimentos de época tende a ser mais saudável, pelo menor uso de agrotóxicos em seu cultivo.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia