Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Grupo que estuda implantação de Ceasa se reúne em Ponta Grossa

Representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais indicados pelas entidades deram prosseguimento ao projeto de elaboração

Grupo que estuda implantação de Ceasa se reúne em Ponta Grossa
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
Gustavo Ban/Ponta Grossa - Na tarde desta terça-feira (11), os representantes do grupo de trabalho que estuda a elaboração do projeto de implantação do Centro de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais – Ceasa se reuniram em Ponta Grossa. O encontro aconteceu na sede do Sebrae e contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Ivonei Afonso Vieira e diretores da SMAPA, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab/Deral), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) e do Sebrae.

Com o objetivo de continuar as deliberações sobre o Ceasa na cidade, o grupo de trabalho discutiu sobre o local e o tamanho da estrutura que exigirá o Centro de Distribuição, além do modelo de negócio, que deve ser mais digital. Para o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, "a intenção é que o local sirva como modelo para outros centros de distribuição no estado".

De acordo com o secretário municipal da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, a proposta é fomentar um mercado que incentive a comercialização de hortigranjeiros, com produtos de qualidade, com variedades e preços compatíveis. “O Centro de Distribuição é algo altamente viável em Ponta Grossa, região potencialmente agrícola e historicamente ligada à produção agrícola familiar”, afirma.

Para o engenheiro agrônomo do Seab/Deral, Derli Dossa, a instalação de uma Ceasa em Ponta Grossa contribuirá no desenvolvimento econômico dos produtores e da região. “A iniciativa vai auxiliar a agricultura familiar com a produção não convencional, a partir de hortaliças e frutas, o que agrega valor, renda e gera empregos na região. Por outro lado, o produto aqui produzido será aqui também consumido, além de ser exportado para outras localidades”, ressalta. Dossa reforça ainda que a cidade de Ponta Grossa tem potencial para contribuir mais significativamente dentro da agricultura não familiar.

Durante a reunião, o grupo definiu como próximos passos para a implantação a elaboração do projeto de viabilidade, estudos das áreas e espaços a serem utilizados para a construção e visitas técnicas aos Ceasas da região.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia