Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Falta de transparência causa constrangimento aos vereadores

Reajuste aprovado de última hora obrigou Câmara a voltar atrás.

Falta de transparência causa constrangimento aos vereadores
Foto: Diário dos Campos
Publicidade
REDAÇÃO/Correio dos Campos - Os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovaram ontem (23), em duas sessões, um reajuste de 3,86% para os próprios salários. No mesmo Projeto de Resolução estava também a proposta de aumento de 5% para os servidores concursados do Legislativo. O anúncio do aumento para os próprios salários pegou a população de surpresa e gerou muita indignação. Além do momento inapropriado, com a paralisação dos caminhoneiros por conta do alto preço dos combustíveis pago pelo consumidor em todo o país, o projeto não estava sequer previsto na Ordem do Dia para votação.

Por isso, mal acabou a sessão e as críticas começaram. Até mesmo alguns vereadores reclamaram da maneira como foi conduzida a sessão. De acordo com o vereador Geraldo Stocco (Rede), havia a expectativa de se votar os projetos separadamente. “Eu tentei votar de forma separada os dois projetos, assim votaria contra o aumento no próprio salário. Mas como não foi possível, acabei votando favorável para beneficiar os servidores e vou repassar o meu aumento, que fica na casa dos R$ 380, para uma instituição do município” afirmou.

O desgaste causado pela votação poderia ter sido evitado se a Mesa da Casa tivesse adotado postura semelhante a que já foi usada na própria Câmara durante a gestão do então presidente - hoje deputado federal - Aliel Machado (2013/2014). Naquele período, Aliel determinou a proibição da inclusão de projetos que não estivessem previstos na Ordem do Dia. Além disso, Aliel não realizava duas sessões no mesmo dia, sempre encaminhando a discussão de projetos importantes para a sessão seguinte, permitindo assim que a sociedade acompanhasse de forma mais transparente o que estava sendo debatido pelos vereadores.

Medidas mais transparentes como estas certamente teriam um impacto negativo menor do que ocorreu após a votação de ontem. Tanto que nesta quinta-feira, através de uma coletiva de imprensa, o presidente da Câmara, Sebastião Mainardes, voltou atrás e garantiu que a Câmara deve revogar o aumento do salário dos vereadores, mantendo apenas o reajuste para os servidores.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia