Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Defesa Civil de Ponta Grossa articula ações conjuntas no município

O objetivo é diminuir o tempo de resposta nas ocorrências e ampliar a eficiência dos serviços prestados à população através de ações coordenadas com apoio outros órgãos do município e Corpo de Bombeiros

Defesa Civil de Ponta Grossa articula ações conjuntas no município
(Foto: Divulgação)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - A previsão de tempestades para o fim de semana, mais uma vez, mobiliza a Defesa Civil de Ponta Grossa, órgão integrante da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), em prol da articulação de medidas preventivas junto ao Município e ao Corpo de Bombeiros. A ação tem sido recorrente em cenários de alerta e busca aumentar a eficiência do trabalho oferecido, assim como otimizar os recursos e diminuir o tempo de resposta à população afetada por intempéries na cidade.

De acordo como o coordenador da Defesa Civil, Alessandro de Macedo, a ampliação do diálogo entre órgãos que podem trabalhar no auxílio às famílias afetadas, principalmente pelas chuvas e tempestades, é essencial no enfrentamento de ocorrências e no controle de danos no município. “A população necessita que nossa resposta seja rápida e eficiente. Por isso, o trabalho de enfrentamento pode e deve ser desenvolvido pelo maior número de pessoas. Esse ano, tivemos situações em que a Secretaria de Serviços Públicos (SSP) nos auxiliou no corte de árvores, por exemplo, e isso é essencial. Já o Corpo de Bombeiros é um imenso parceiro, que nos auxilia desde o recebimento das ocorrências até a divisão dos trabalhos entre nós e suas próprias equipes. Dessa forma, ainda que o número de ocorrências tenha quase dobrado em relação ao ano passado, a população continuou sendo atendida de forma satisfatória”, declara.

O comandante do 2º Grupamento de Corpo de Bombeiros, Major Hemerson Saqueta Barbosa, ressalta a cooperação entre as forças de segurança e o resultado dessa união na prática. Segundo ele, o trabalho coeso em parceria com o Corpo de Bombeiros reforça os mecanismos de enfrentamento das situações adversas. “Podemos dizer, com certeza, que conseguimos fortalecer a população para que ela mesmo consiga fazer diante de situações climáticas adversas e isso se deve ao trabalho desenvolvido entre todas as instituições do município. A Defesa Civil de Ponta Grossa, através da SMCSP, tem feito um excelente trabalho, coordenando as situações e trazendo para si a responsabilidade de atuar com prestreza. Esse trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e as outras forças de segurança no socorro à população tem sido feito de forma incisiva e rápida, contribuindo para a robustez da nossa comunidade e dos mecanismos de prevenção e combate a desastres”, conclui.

Fortalecimento

Outro aspecto trabalhado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), é o fortalecimento Defesa Civil junto à população e a criação de uma política de enfrentamento de desastres. O secretário da pasta, Ary Lovato, aponta que esse tem sido um dos princípios norteadores dos trabalhos desde a integração da Defesa Civil como órgão da SMCSP. “A partir do momento que a Defesa Civil passou a integrar nosso quadro, investimos na capacitação e organização do serviço oferecido à população. Dessa forma, passamos a contar com uma equipe de profissionais destacada para esse trabalho no município. Hoje, a Defesa Civil conta com 3 viaturas e, em breve, deve aumentar essa frota. A coordenadoria é feita por um Guarda Municipal e todo o nosso efetivo da GM pode auxiliar em casos em que haja a necessidade. Tudo isso, aliado a parceria com outros órgãos e instituições fizeram de Ponta Grossa uma cidade resiliente, em que a segurança da população, tanto nas ruas, quanto em casa é tratada de forma séria e eficiente”.

Atendimentos

Segundo levantamento da Defesa Civil, até o fim de outubro, foram registrados 314 atendimentos no município. Esse número já supera as situações de 2016, quando foram registradas 170 ocorrências. De acordo com o órgão, o principal fator relacionado a esse aumento tem sido os períodos prolongados com grande volume de águas. “Tivemos chuvas que se estenderam por vários dias e isso contribuiu para o aumento de indicadores. Para se ter uma ideia, mais de 210 atendimentos foram relacionados a destelhamentos (124) e alagamentos (90). Por isso, nosso trabalho tem sido cada vez mais intenso tanto nas medidas preventivas, quanto no atendimento à população, conclui o coordenador Alessandro de Macedo.

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Defesa Civil de Ponta Grossa articula ações conjuntas no município | Correio dos Campos