Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Cooperativa Witmarsum coloca produção de leite em discussão em simpósio

Cooperativa Witmarsum coloca produção de leite em discussão em simpósio
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O 11º Simpósio Produção de Leite, promovido pela Cooperativa Agroindustrial Witmarsum na última sexta-feira (3), recebeu 618 inscrições para participação. Participantes de 60 municípios de cinco estados – Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – lotaram o salão de evento do Hotel Campestre Leão de Judá para assistirem a palestras, acompanharem painéis de debates e receberem informações técnicas sobre a atividade leiteira. A programação teve início pela manhã e terminou no final da tarde.

Após fazer a sua saudação aos presentes ao Simpósio, o presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzky, destacou a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e falou sobre a satisfação pela conquista do registro de Indicação Geográfica (IG) juto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Queijo da Colônia Witmarsum. O selo de IG poderá ser utilizado em dois tipos da linha de Queijos Finos Witmarsum: queijo colonial e queijo colonial com pimenta verde.

Sawatzky receberá a certificação em evento que acontece na próxima quarta-feira (8), em Belo Horizonte (MG). Ele destacou que a conquista “é um marco que nos abre a possibilidade de divulgar ainda mais a qualidade do nosso produto e a seriedade do nosso trabalho”.

Duas palestras foram realizadas dentro da programação do 11º Simpósio Produção de Leite. Na primeira delas no período da manhã, o médico veterinário Sandro Luís Viechnieski, da Fazenda Starmilk, apresentou indicadores zootécnicos para comparar os sistemas compost barn e free stall, cada qual com suas vantagens e desvantagens a serem avaliadas pelos criadores. Ressaltando as peculiaridades de cada região, Viechnieski observou que quanto maior a umidade das camas maior o número de coliformes e, consequentemente, mais casos de mastite ocorrem. Em síntese, ele afirmou que a viabilidade de cada sistema é medida pela produtividade.

Na segunda palestra do evento, no período da tarde, Cristiano Nascif, diretor da empresa Labor Rural, de Minas Gerais, abordou o tema “Gestão de propriedades leiteiras em diversos níveis de gestão”. O zootecnista e mestre em Produção de Ruminantes salientou que o objetivo da gestão é promover resultados, colocando em ênfase três itens da produção leiteira – escala de produção, gasto com concentrados e gasto com volumosos – que representam 75% do sucesso da propriedade. Nascif apresentou resultados de estudo realizado pela empresa com dados de 60 fazendas do Paraná, com o que sintetizou que todos os sistema de produção permitem lucro desde que os recursos da propriedade sejam usados da melhor maneira possível. Ainda, alertou que entre 45% e 50% do plantel deve estar em lactação e que o capital de giro deve corresponder a 50% do capital imobilizado na propriedade.

Painéis

Novidade na programação, dois painéis inclusos na programação do 11º Simpósio Produção de Leite deram voz ao produtor. No primeiro deles, no período da manhã, o gerente da Cooperativa Witmarsum, Jefferson Ferst Vieira, mediou a discussão sobre “Associativismo, genética e produtividade”. As perguntas apresentadas pela organização do evento e pelos participantes foram respondidas pelos produtores Egon Kruger, Marcos Epp e Ronei Volpi.

Destaques para as evidências que apontaram que a gestão de pessoas, cultura de trabalho e manutenção dos equipamentos de ordenha são itens que conduzem à “felicidade do produtor”, conforme observado pelos painelistas.

O painel “Terceirização de serviços, custos de volumosos e criação terceirizada” aconteceu no período da tarde. Artur Sawatzky mediou a discussão que teve como participantes o prestador de serviços Edson Kasdorf, o médico veterinário Rogério Dyck e o criador Tobias Katsmann. O que ficou enfatizado foi que a terceirização de serviço ou produtos é viável quando não é possível realizá-los na propriedade. Também, que sejam observados sempre de forma criteriosa os custos, as dificuldades e as responsabilidades de lado a lado

Insights

Outra novidade incluída na programação do Simpósio foram os três insights apresentados por médicos veterinários do Departamento Técnico da Cooperativa Witmarsum sobre temas práticos para o dia a dia da propriedade leiteira.

Hugo Richard Dyck falou sobre o programa Acompanhamento Reprodutivo Witmarsum (ARW), a partir de planilha elaborada por produtor local que oermite ao criador o controle de diversos itens.

Gunther Schartner abordou a importância da frequência da assistência técnica na reprodução, apresentando estudos estatísticos que atestam a prática para a obtenção de melhores índices.

André Christiaan Van Nouhuys falou sobre a criação de novilhas, comparando o ideal com o econômico, igualmente apresentado dados de estudo que evidenciam práticas que proporcionam resultados positivos na criação de novilhas.

Premiação

Como parte da programação do 11º Simpósio Produção de Leite, a premiação dos produtores destaque de 2017 reconheceu a dedicação e o trabalho de quatro cooperados.

Nos critérios de pontuação estabelecidos pela Cooperativa Witmarsum dentro do Programa Witmarsum de Qualidade do Leite (PWQL), o criador William Dyck conseguiu a primeira colocação, atingindo 390,18 pontos; Ewald Warkentin foi o segundo colocado, com 347,88 pontos; e Manfred Dyck ficou com o terceiro lugar, obtendo 346,58 pontos.

Por sua vez, o criador Luiz Gonzaga Fayzano Neto recebeu premiação pelo título de Criador Supremo de 2017, conferida pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH). O prêmio foi entregue pelo presidente da Cooperativa Witmarsum.

Público

Das 618 inscrições efetivadas, 536 marcaram presença no Simpósio, dos quais 58 associados de alguma cooperativa. O município com mais inscritos foi Palmeira, com 146 participantes, seguido de Ponta Grossa, com 41.

Dos participantes, 246 eram agropecuaristas, 112 estudantes de cursos superiores e de nível médio relacionados à atividade agropecuária, 79 técnicos e 28 funcionários de propriedades produtoras de leite. Cerca de 30% do público era de mulheres e quanto ao grau de escolaridade dos participantes, 295 tinham ensino superior completo.

Positivo

Para o coordenador do Simpósio, o médico veterinário Edílson José Vieira, os inúmeros feedbacks recebidos de participantes, levam a crer que o 11º Simpósio Produção de Leite foi um sucesso. “Para nós que realizamos, a cada ano temos um novo desafio, pois precisamos trazer temas que possa contribuir para com o produtor com temas que ele possa aplicar no seu dia a dia”, observou ele.

Quanto às inovações apresentadas nessa edição, Vieira avalia como positivos os insights apresentados pelos técnicos da Cooperativa com o objetivo de alertar o produtor de pontos que são gargalos da atividade. A mesma avaliação faz quanto aos painéis, nos quais ocorreu o envolvimento de vários produtores da região discutindo sobre assuntos do momento: associativismo, genoma, produtividade e terceirização. “As duas palestras foram bem marcantes, mostrando que o que faz a diferença é o próprio produtor e não o sistema de produção. O produtor tem que acompanhar de perto a sua atividade com números e decisões acertadas”, destacou Vieira.

Em nome da organização do 11º Simpósio Produção de Leite, o médico veterinário faz questão de agradecer a todos os que auxiliaram na realização do evento, incluindo membros da diretoria da Cooperativa, funcionários e patrocinadores.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia