Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Com avanço da safra de grãos, aumenta preocupação com ataque de lagartas

Especialista reforça a necessidade de monitoramento da soja e do milho; Abaday, da Sumitomo Chemical, apresenta duplo modo de ação

Com avanço da safra de grãos, aumenta preocupação com ataque de lagartas
(Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Com a safra de soja caminhando para o fim e o plantio da safrinha de milho, aumenta a possibilidade de ataque das lagartas, principalmente a do gênero Spodoptera, uma das mais resistentes. Com isso, torna-se necessário o monitoramento das lavouras e, agravando o quadro, a aplicação de defensivos.

Engenheiro agrônomo, consultor e pesquisador nas regiões do oeste da Bahia, Vale do Araguaia e Mato Grosso, Luis Henrique Kasuya lembra que a soja entrando nas fases R1, R2 e R3 (florescimento e desenvolvimento das vagens) fica mais suscetível ao ataque do complexo de lagartas. Tanto a convencional quanto a transgênica, que também pode sofrer com a lagarta Spodoptera.

O milho, nas fases de pendoamento e de enchimento, pode sofrer ainda com o ataque da Spodoptera frugiperda. “É importante o produtor se prevenir e monitorar muito bem suas lavouras para evitar prejuízos. O agricultor tem à sua disposição uma grande ferramenta no mercado, que tem ação de choque e residual. É importante ter esse monitoramento e, ser for necessário, fazer a aplicação para ter um bom controle”, diz o especialista.

O engenheiro agrônomo e gerente de inseticidas da Sumitomo Chemical, Alexandre Manzini, destaca a lagarta como uma das principais pragas do Brasil, em diferentes culturas, “tirando o sono do agricultor”.

“A Sumitomo, uma empresa centenária, acessa o produtor rural dentro de uma proposta de inovação. A empresa lançou, em dezembro, o Abaday, um inseticida focado no mercado de lagartas com duplo modo de ação, de choque e também de residual, que tem por excelência, principalmente, o controle da Spodoptera”, explica o gerente da Sumitomo Chemical.

Manzini reforça que essa lagarta causa bastante prejuízo para diferentes lavouras, e é de extrema importância controlar e monitorar. O inseticida Abaday garante um controle por longo tempo, com ação adulticida e ovicida. O produto é ideal para o manejo de resistência e manejo integrado de pragas, controlando os diversos estágios das lagartas com alta performance.

Galeria de Imagens:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia