Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Aline Sleutjes coordena grupo da FPA em prol do setor leiteiro

Aline Sleutjes coordena grupo da FPA em prol do setor leiteiro
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A deputada federal Aline Sleutjes, do Paraná, foi designada para coordenar um grupo criado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para tratar da crise do setor leiteiro. O objetivo é buscar soluções para que os produtores possam superar os obstáculos, principalmente pelo setor primário e em especial neste momento de pandemia da Covid-19. Além de compor a bancada ruralista na Câmara, Aline tem base eleitoral no município de Castro, nos Campos Gerais, um dos principais polos de produção de leite do país.



O tema será levado por Aline Sleutjes à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e, se necessário, aos ministérios da Cidadania e da Educação, responsáveis, respectivamente, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ideia é ampliar as compras de leite por meio dessas duas ações do governo federal.

Em recente reunião com a FPA, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, destacou que o setor passa pelos baixos preços do litro de leite ao produtor, altos custos de produção, carga tributária elevada e endividamento rural. "A cadeia leiteira tem enorme importância econômica e social em praticamente todos os municípios brasileiros e tem papel relevante para segurar o homem no campo, evitando o êxodo rural", pontuou a deputada Aline.



Segundo a parlamentar, o grupo vai reunir as reivindicações específicas de cada estado e levantar a situação geral da cadeia produtiva, para dar sequência aos próximos passos. "Com base nesses dados, poderemos definir quais as entidades e todas as pessoas que poderão contribuir para nossas discussões na proposição de medidas para enfrentar as dificuldades vividas na cadeia produtiva", disse.



O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo. No país, há mais de 1 milhão de estabelecimentos produtores de leite, desde o pequeno da agricultura familiar, passando por pequenos, médios e grandes produtores. O alimento, que é rico em proteína, cálcio e vitaminas, é produzido em 99% dos municípios brasileiros com 4,5 postos de trabalho direto na produção por propriedade, totalizando mais de 5 milhões de famílias vivendo da produção no setor primário. Com a geração também de empregos indiretos, nas áreas de transporte, industrialização e comercialização, cerca de 20 milhões de pessoas vivem hoje da cadeia produtiva do leite.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado viabiliza novo acelerador linear e consolida a Santa Casa como referência no combate ao câncerRecurso federal, referente à primeira parcela, garante a aquisição de equipamento de última geração para o tratamento do câncer em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. Obra do bunker avança com apoio da Itaipu Binacional
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia