Com investimentos em estrutura e tecnologia, Guarda Civil Municipal apreende mais de 400 quilos de drogas em 2024
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), realizou, na última semana, um balanço das apreensões de drogas feitas por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) em 2024. Organizado pelo Divisão de Inteligência e de Apoio Técnico (DIAT), o levantamento traz informações dos boletins de ocorrência registrados pela GCM até o dia 20 de dezembro deste ano.
Segundo os dados apresentados, somente neste ano, o acumulado de apreensões ultrapassa os 400 kg, um aumento de aproximadamente 203% em relação aos números de 2023, quando as equipes apreenderam cerca de 130 kg de drogas.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, entre as situações que contribuíram para essa ampliação estão o reforço da estrutura da Guarda Civil Municipal, o que inclui a disponibilização de novas viaturas, a contratação e formação de 100 novos agentes, o fortalecimento da tecnologia aplicada às ações de monitoramento urbano e de gerenciamento das equipes, bem como a criação de quatro regionais da GCM em pontos estratégicos da cidade.
“O incremento na estrutura da nossa Guarda Civil Municipal e o emprego de tecnologia têm repercutido de forma muito positiva no trabalho desenvolvido pelas equipes. Além destes esforços, outro ponto importante é a atuação integrada das forças de segurança por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, proporcionando assim uma troca de experiências e informações entre todos os envolvidos e trazendo mais segurança para a comunidade “, comenta.
Para o comandante da GCM, Alessandro de Macedo, os números demonstram o preparo da Guarda Civil Municipal e a sua presença junto à comunidade.
“Hoje nossas equipes contam com um suporte logístico maior e, além de estarem em constante capacitação e qualificação, também estão mais próximas da comunidade, o que repercute diretamente no volume de ações e de atendimentos prestados para a população”, finaliza Macedo.