Janelas de hospital serão palco de cantata
COM ASSESSORIAS – As janelas do centro hospitalar São Camilo servirão como palco para a apresentação do coral formado por 27 crianças da Casa do Piá. Coordenada pelos Irmãos do Sagrado Coração, obra religiosa de uma comunidade católica, a entidade atende 140 crianças e adolescentes no serviço de contraturno escolar. A cantata de hoje (13), marcada para às 20h30, é a primeira nesse estilo e reunirá 24 crianças, que estarão dispostas no terceiro e quarto andar do prédio, além de três adolescentes. O momento encerra a programação especial iniciada ontem, com a Santa Missa celebrada por padre Américo Pinho de Cristo, que também passou pelas diversas alas do hospital.
Durante a manhã de hoje, padre Américo, que é padre religioso camiliano, coordenador da Pastoral da Saúde da São Camilo/ Região Sul, acompanhado de voluntários da Pastoral da Saúde do Centro Hospitalar São Camilo visitou os setores administrativos, o escritório do plano de saúde e as diferentes alas do hospital, abençoando e rezando com os pacientes internados. Agora à tarde, o sacerdote conduziu um momento de espiritualidade com colaboradores e pacientes do São Camilo Psiquiátrico. Padre Américo, que reside no seminário da congregação em Pinhais, tem uma agenda de visitas em outros hospitais da Rede na região. Essas visitações são frequentes, acontecem mensalmente, sempre no mesmo formato: passagem pelas alas e quartos e celebração de missa.
Em dezembro, o padre ganha um novo adereço: o gorro do Papai Noel. Este ano, a novidade será a apresentação do coral infantil, que será gratuita e vai fechar a Rua Siqueira Campos, em Uvaranas, por quase duas horas. O Coral da Casa do Piá conta com crianças de oito a 17 anos, meninos e meninas, além de adolescentes que também farão a leitura de um texto. Serão apresentadas oito canções. A cantata deve durar de uma hora e meia a uma hora e 40 minutos.
Coral
O Coral da Casa do Piá existe há mais de 20 anos. Além das apresentações, as crianças têm aulas de musicalização, com o ensino de instrumentos como violão, teclado, violino e flauta. O coral é formado por aproximadamente 35 crianças e adolescentes. “Durante o ano, focamos mais na oficina de música, uma das atividades do projeto social. O coral é mais forte nessa época, quando chamamos os que já fazem parte e abrimos para os que queiram participar das cantatas. Cada ano acontecem em lugares diferentes. Este ano, nos apresentamos na escola e, hoje, nas janelas do Hospital São Camilo. No próximo dia 20, estaremos em Imbituva, fazendo a abertura da programação natalina, com a chegada do Papai Noel”, conta Raphael Alan, educador de música.
Em outros anos, o grupo já se apresentou no Parque Histórico de Carambeí, em um projeto que reuniu crianças e jovens de corais de várias instituições, em cantata com a Banda Lira dos Campos e, em 2020, ao lado de um coro de mais de 400 vozes, acompanhadas apenas por um teclado, lembra o educador. “Alguns alunos nossos também tocaram nesse dia”, acrescenta orgulhoso, dizendo que o coral firmou sua identidade há aproximadamente quatro anos para cá.
Conforme Alan, a Casa do Piá atende em sistema de contraturno crianças e adolescentes de seis a 17 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Elas têm aulas de arte, atividades esportivas, acompanhamento com psicóloga e assistente social. 140 crianças estão matriculadas hoje na instituição. O próprio Raphael participou desse mesmo projeto de 2003 a 2011, período em que já existia o coral. Voltou em 2014, como professor de música e é responsável também pelas redes sociais e mídias da instituição.