Projeto ‘Nosso Circo é Mágico’ inicia turnê pelo Paraná
COM ASSESSORIAS – A trupe Friends Produções inicia a turnê Nosso Circo é Mágico nesta segunda-feira, dia 4, para levar a arte, a cultura e a tradição circense para as escolas públicas municipais de Fernandes Pinheiro, Rebouças, Rio Azul, Mallet e Paulo Frontin. Ao longo de dez apresentações nas escolas selecionadas, as crianças poderão se encantar com números clássicos de mágica, esquetes de palhaçaria, ilusionismo e a fantástica troca de roupas, além de números aéreos de tirar o fôlego, como lira, tecido e o espetáculo do homem-pássaro.
Além dos espetáculos, o projeto oferece dez oficinas como contrapartida social, com o objetivo de mostrar o poder que a arte tem de promover entretenimento, qualificação e qualidade de vida por meio das atividades físicas. Durante as oficinas, os alunos irão aprender sobre a história do circo e como iniciar nos números aéreos. Com isso, os artistas irão proporcionar uma experiência lúdica e cultural para as crianças, que muitas vezes não tem acesso ou não conhecem a arte circense. As cidades selecionadas fazem parte da macrorregião Centro-Sul do Paraná e têm menos de 20 mil habitantes, locais que não recebem com tanta frequência atividades culturais como essas ofertadas pelo projeto. A proposta é tornar a experiência circense inclusiva, democratizando e promovendo o acesso à cultura.
A Friends Produções é composta pelos artistas circenses Fernanda Novak (direção de produção e acrobacias), Willy Palácios (palhaçaria e malabarismo) e Alisson Novak (bailarino, acrobata e faixa aérea), que também se apresentam com o Circo Medrano. Ações como essas são frequentes na caminhada dos artistas, que além de circular com o circo de lona, também realizam apresentações menores em praças, colégios e associações. Para Fernanda, que trabalha como acrobata há 20 anos, a experiência de levar a cultura circense para as crianças é muito especial. “Nós compartilhamos muito mais que um trabalho, nós levamos um pedacinho do que é nosso dia a dia e nossa vida com o circo. Viabilizar projetos por meio de políticas culturais, como a Lei Paulo Gustavo, é de extrema importância para quem vivem da arte como nós”, destaca Novak.
A Lei Paulo Gustavo (LPG) tem como objetivo garantir a distribuição eficiente dos recursos e a execução de projetos em todo o território nacional, além de fortalecer o setor cultural em decorrência das dificuldades enfrentadas diante da pandemia da COVID-19.
Serviço
04.11 – Segunda feira
Cidade: Fernandes Pinheiro
Escola Floresval Ferreira
Horários: 10h e 14h
05.11 – Terça feira
Cidade: Rebouças
Escola Erasmo Pilotto
Horários: 10h e 14h
06.11 – Quarta feira
Cidade: Rio Azul
Escola Vanda Hessel
Horários: 10h e 14h
07.11 – Quinta feira
Cidade: Mallet
Escola Divino Espírito Santo
Horários: 10h e 14h
08.11 – Sexta feira
Cidade: Paulo Frontin
Escola Tecla Romko
Horários: 10h e 14h